São Paulo se prepara para ser pólo produtor de petróleo e gás

“A indústria do petróleo e gás natural de São Paulo passará por um surto de desenvolvimento e seus agentes econômicos precisam se preparar, independentemente da crise mundial.”

A afirmação foi feita pelo diretor do Departamento de Infra-Estrutura-Energia da Fiesp, Carlos Cavalcanti, nesta quarta-feira (3), na abertura do workshop “Construção Naval para Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural no Litoral Paulista”.

De acordo com Cavalcanti, a área de Energia requer planejamento em médio e longo prazos. “Por isso, as discussões são fundamentais para transformar o Estado de São Paulo em importante pólo produtor de petróleo e gás.”

Oportunidade

Para o secretário-adjunto de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, Luciano Tavares de Almeida, as explorações na Bacia de Santos se apresentam como grandes oportunidades de negócios.

Ele lembrou que a indústria naval paulista praticamente desapareceu e que por isso foi incluída nas discussões da Comissão Especial de Petróleo e Gás Natural do Estado de São Paulo (Cegesp).

José Roberto Santos, secretário-executivo da Cegesp, destacou que o workshop é também uma oportunidade de discussão de ações e soluções conjuntas. “O trabalho do grupo, que teve início há 50 dias, permite nos planejar adequadamente.”

Autor: Agência Indusnet Fiesp