Abertas inscrições para curso de especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho do PECE/USP

Estão abertas as inscrições para as turmas de 2009 do curso de especialização em Engenharia de Segurança no Trabalho, que o Programa de Educação Continua da Escola Politécnica (PECE) da USP oferece em duas modalidades: presencial e à distância. O curso é destinado a engenheiros, arquitetos, agrônomos e geólogos – únicos profissionais que podem obter o título de especialista em Engenharia de Segurança no Trabalho, de acordo com a legislação federal. 

O curso visa formar profissionais com senso crítico para identificar, avaliar e controlar situações de risco, de forma a criar um ambiente de trabalho mais seguro e saúdavel dentro da empresa, seja qual for a atividade ocupacional. Para tanto, oferece uma base sólida de conhecimento por meio de 12 disciplinas. Também conta com o respaldo do laboratório de Segurança no Trabalho e Higiêne Ocupacional da Escola Politécnica – o LACASEMIN, que há 20 anos desenvolve atividades de ensino e pesquisa na área.
Neste laboratório, são realizadas as aulas práticas e virtuais. “Os alunos têm acesso a softwares de simulação que ensinam, de forma interativa, como utilizar equipamentos de medição de temperatura, ruído, iluminação, vibração, ventilação e gases”, conta o coordenador do curso, o professor Sérgio Medici de Eston. 

Além dessa infra-estrutura, o curso conta com um corpo docente de 35 especialistas. “Cerca de 70% deles são da USP e os demais, são profissionais renomados do mercado”, afirma Eston, lembrando que essas competências garantem a excelência do ensino. 

À Distância – O aluno que opta pelo ensino à distância acompanha o curso por meio de apostilas e pela plataforma Moodle na internet, na qual é desenvolvida a maior parte das atividades. Filmes-resumo (com os destaques dos pontos mais importantes das aulas), testes on-line (que estimulam a memorização), questionários (que valem nota), fórum e chats (para tirar dúvidas com tutores, docentes e compartilhar informações com colegas) são algumas delas. 

As atividades propostas nas aulas virtuais têm prazo de 10 dias para serem cumpridas. Ao final de cada aula, há um teste. Uma vez por semestre o aluno precisa vir a São Paulo para fazer provas e participar de atividades presenciais (aulas compactas e de laboratório). A apresentação da monografia, ao final do curso, também é feita na USP. 

Inscrições – Tanto na modalidade presencial como à distância, o curso tem duração de dois anos. A carga horária é de 617 horas/aula, sendo 60 em atividades práticas de laboratório. As aulas do curso presencial são ministradas na Escola Politécnica, em São Paulo, às terças, quartas e quintas-feiras, das 19h30 às 22h30. 

Para ingressar em qualquer um deles, o aluno passa por um processo seletivo, que inclui análise de currículo e eventual entrevista. As inscrições vão até 30 de janeiro e as aulas começam no dia 2 de março de 2009. Mais informações pelo site www.pece.org.br ou pelo telefone (11) 2106-2400.

Autor: Assessoria de imprensa