Construção Civil criou 18 mil empregos em seis regiões metropolitanas

A Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) realizada pela Fundação Estadual de Análise de Dados (Seade) e pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), detectou que o desemprego caiu de 14,1% em setembro para 13,4% em outubro nas seis regiões metropolitanas em que é realizada.

Segundo os responsáveis pela pesquisa, é a menor taxa para o mês de outubro desde 1998. O número de desempregados foi de 2.698 mil, 141 mil a menos do que no mês anterior.

No mês de outubro, o nível de ocupação cresceu 2,3% em Recife; 1% em São Paulo; 0,85% em Porto Alegre; e 0,3% em Belo Horizonte, caindo 0,3% em Salvador. No Distrito Federal, a taxa manteve-se estável. O nível ocupacional aumentou no setor de serviços, com 63 mil novas vagas; na indústria, com 41 mil. A construção civil ficou em terceiro lugar com 28 mil novos postos e em outros setores, 18 mil. No comércio, houve queda, com o desaparecimento de 13 mil vagas.

No conjunto das seis regiões metropolitanas, o contingente de desempregados foi estimado em 2.698 mil pessoas – 141 mil a menos do que no mês anterior. A taxa de desemprego total diminuiu de 14,1%, em setembro, para 13,4%, em comportamento usual para o período. Essa é a menor taxa para o mês de outubro desde 1998.

Segundo a coordenadora da pesquisa pelo Dieese, Patrícia Lino Costa, os resultados de outubro ainda não refletem a crise econômica internacional, cujos efeitos devem começar a ser sentidos no início de 2009. Entretanto, disse a economista, é preciso lembrar que tais efeitos dependerão de como as políticas econômicas serão implantadas pelo governo para tentar proteger o país.

Autor: PINIWeb