Cátedra do gás promove Encontro Técnico de Instalações de Gases Combustíveis em Campinas

A Cátedra do Gás (http://catedradogas.iee.usp.br), projeto de pesquisa e desenvolvimento do Instituto de Eletrotécnica e Energia da USP e da Comgás, criado para divulgar e estimular o uso racional do gás natural, realizará no próximo dia 13 de novembro (quinta-feira), a partir das 18h30, em Campinas (SP), o Encontro Técnico de Instalações de Gases Combustíveis da Região de Campinas.

O evento acontecerá no Auditório da Câmara Municipal de Campinas (Avenida da Saudade, 1.004, Ponte Preta. A entrada do auditório será pela Rua Roberto Mange, 66). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site da Cátedra do Gás.

O Encontro reunirá profissionais de instalações de gases combustíveis, e contará com os seguintes palestrantes: Alberto Fossa (membro consultivo da Associação Brasileira pela Conformidade e Eficiência das Instalações – Abrinstal e diretor da MDJ Assessoria em Engenharia Consultiva), Carlos do Amaral C. Bratfisch (engenheiro master do Departamento de Padrões Técnicos da Comgás), Fabio Morgado (superintendente de vendas residencial e comercial da Comgás; Murilo Tadeu Werneck Fagá (coordenadores da Cátedra do Gás / IEE/USP), Paulo Sérgio Saran (presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Campinas) e Vasco Agostinho Correia Monteiro (assessor da Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo – Arsesp).

O objetivo é divulgar as normas técnicas de instalações do setor. Coletâneas com as Normas Brasileiras (NBR) 15.526, 15.358, 13.103 e 12.313 serão entregues aos associados das entidades apoiadoras que trabalham com gases combustíveis e aos professores das faculdades e escolas técnicas da área de engenharia. Nessas instituições, as coletâneas devem ser usadas como material didático, complementando a bibliografia de formação dos futuros profissionais. Os participantes também receberão software para Dimensionamento de Instalações Residenciais Internas de Gás Natural.

O encontro tem apoio do Instituto de Eletrotécnica e Energia (IEE-USP), da Comgás, da Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (FDTE) e da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Campinas (AEAC), além do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura a Agronomia de São Paulo (Crea-SP), do Comitê Brasileiro de Gases Combustíveis da Associação Brasileira de Normas Técnicas (CB-09 da ABNT), da Associação Brasileira pela Conformidade e Eficiência das Instalações (Abrinstal) e do Sindicato da Indústria de Instalação (Sindinstalação).

Encontro acontece no dia 13 de novembro (quinta-feira), das 18h30 às 21h30, no Auditório da Câmara Municipal de Campinas, Avenida da Saudade, 1.004, Ponte Preta, Campinas (SP). A entrada do auditório é feito pela Rua Roberto Mange, 66.Inscrições pelo telefone: (11) 5531-0847 ou no site da Cátedra do Gás.

Autor: Fator brasil