Um Século de Concreto Armado no Brasil é tema de exposição fotográfica

Do primeiro edifício em concreto armado (ainda existente na Praça Patriarca, em São Paulo) até a obra mais recente, a Ponte Estaiada sobre o rio Pinheiros, em São Paulo, inaugurada em 2008. Esta linha do tempo da arquitetura e da engenharia do cimento compõe a exposição de fotografias “Um Século de Concreto Armado no Brasil”, do fotógrafo ítalo-brasileiro Lamberto Scipioni, que a CAIXA Cultural (Av. Paulista, 2083) promoverá a partir de 1° de novembro. A entrada é franca.

Com montagem e curadoria do próprio Scipioni, o projeto apresenta cerca de 90 imagens fotográficas coloridas, com várias dimensões – 50cm x 50cm, 90cm x 60cm e 1m x 1,5m – de obras da arquitetura e da engenharia do concreto armado, produzidas por arquitetos e engenheiros brasileiros ao longo dos últimos 100 anos. As imagens contemplam cerca de 50 obras de grande importância, situadas em todo o Brasil, como o já mencionado edifício em concreto armado ainda existente na Praça Patriarca, em São Paulo, e os recentes Auditório do Parque Ibirapuera, de autoria de Oscar Niemayer, e a Ponte Estaiada, sobre o rio Pinheiros, ambos na capital paulista.

A exposição “Um Século de Concreto Armado no Brasil” ficará em cartaz na CAIXA Cultural (Av. Paulista, 2083) de 1° a 30 de novembro. 

O horário de visitação é de terça a sábado, das 9h às 21h, e aos domingos, das 10h às 21h. A entrada é franca. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3321-4400 ou no site www.caixa.gov.br/caixacultural.

Autor: Assessoria de imprensa