Energias alternativas criarão 20 milhões de empregos “verdes”

O rápido crescimento do interesse por energias alternativas capazes de aplacar o aquecimento do planeta terá um impacto significativo na criação de empregos “verdes” no mundo nos próximos anos. Um estudo inédito divulgado pelo Programa de Meio Ambiente das Nações Unidas (Unep, em inglês) prevê a geração de pelo menos 20 milhões de novos postos até 2030 – 12 milhões apenas na indústria de bionergia, onde o Brasil é um dos principais players. 

O resultado econômico dessas mudanças será um mercado global de serviços e produtos “verdes” de cerca de US$ 2,74 bilhões em 2020. O segmento de energia renovável tende a ser um dos mais beneficiados. 

Globalmente, cerca de 300 mil pessoas trabalham hoje com energia eólica e 170 mil com energia solar. Quase 1,2 milhão de pessoas estão empregadas no setor de geração de energia com biomassa, sobretudo biocombustíveis, em apenas quatro países – Brasil, Estados Unidos, Alemanha e China. Se ainda são modestos, esses números têm um potencial gigantesco para crescer. O estudo prevê uma guinada no número de empregos de 600% no setor de energia eólica, para 2,1 milhões de postos em 2030.

Autor: Valor Econômico