Congresso Mundial de Engenheiros é assunto de reunião entre Confea e Sebrae

O superintendente de Programas e Projetos e coordenador do Projeto WEC 2008, Antonio Roberto Martins, participou, ontem, de reunião com o diretor presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Paulo Tarciso Okamotto. O objeto da reunião foi o Congresso Mundial de Engenheiros (WEC 2008), tendo o presidente Okamotto abordado também questões sobre a formação profissional.

O superintendente Martins lembrou que a WEC 2008 é o maior evento mundial de engenharia. Com o tema “Engenharia: Inovação com Responsabilidade Social”, afirmou que o Congresso não visa apenas debater questões técnicas, mas “pautar a engenharia na política nacional”.

O presidente Okamotto, em seguida, ressaltou a importância de os grandes sistemas profissionais, inclusive o de engenharia, ampliarem os debates e as condições de sustentabilidade para as micro e pequenas empresas. De acordo com ele, um Congresso deste porte deve, com certeza, agregar conhecimento. “É necessário, então, que seja inserida nesse contexto a questão da formação nas instituições de ensino, da ética e do mercado de trabalho voltados para o empreendedorismo”, afirmou.

Segundo o presidente do Sebrae, a formação profissional deve levar em consideração a introdução de disciplinas que induzam ao empreendedorismo, pois é desta maneira que a geração de conhecimento, por intermédio da inovação, permitirá o incremento da geração de renda e emprego qualificados.

Para Okamotto, outra proposta interessante seria a articulação entre o Sistema Confea/Crea e o Sebrae para a promoção de ações no sentido de facilitar os ambientes para negócios, desde as instituições de ensino até às empresas já estabelecidas. O tratamento diferenciado entre as micro e pequenas empresas e as grandes também seriam objeto de deliberações.

A assessora da presidência do Sebrae, Carla Russi, o coordenador da Exposição Tecnológica Mundial (ExpoWEC 2008), Zuhair Warwar, a representante da Federação Brasileira de Convention & Visitor Bureaux, Cláudia Maldonado, também estavam presentes.

Obtenha mais informações sobre a WEC 2008, que acontecerá de 02 a 06 de dezembro de 2008 no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. Acesse: www.wec2008.org.br.

Autor: Comunicação do Confea