Início Notícias Instituto de Engenharia Atração de investimentos da iniciativa privada faz parte do plano de governo...

Atração de investimentos da iniciativa privada faz parte do plano de governo de Geraldo Alckmin

Geraldo Alckmin, candidato à prefeitura do município de São Paulo pelo PSDB, foi o terceiro convidado para o Ciclo de Debates – A engenharia, a construção e a indústria imobiliária discutindo São Paulo, que aconteceu hoje (6), no Instituto de Engenharia. 

O evento, que tem como objetivo convidar os quatro candidatos com maior índice nas pesquisas para discutir pontos da engenharia, da construção e da indústria imobiliária que consideram importantes para a futura gestão e, com isso, contribuir para o aprimoramento da administração municipal, já contou com a presença dos candidatos Marta Suplicy (PT) e Paulo Maluf (PP). 

O candidato começou sua exposição traçando em linhas gerais o seu plano de governo, que inclui, entre outros projetos, a revisão do plano diretor estratégico, a melhoria do trânsito com investimento, inclusive em tecnologia e r
Recursos humanos e a melhoria da qualidade do Ensino Infantil e do Ensino Fundamental. Este último em parceria com o governo do Estado. 

Em seguida, ele respondeu às questões levantadas pelas entidades. Entre elas, a abertura da participação da iniciativa privada para o desenvolvimento da cidade que, segundo Alckmin, a exemplo dos programas de concessões e da participação público-privada – como foi feito na construção da Linha 4 do Metrô – são possibilidades de atração de investimentos que faz parte do seu plano de governo. 

A continuidade de investimentos no Metrô também foi questionada. O candidato reconheceu a prioridade desse meio de transporte, porém foi cauteloso em responder que é necessário recurso do governo federal para o aumento das linhas, e destacou que “o compromisso da gestão tem de ser com a melhoria do transporte coletivo, seja em ônibus, trem ou Metrô”. 

O estímulo à participação de empresas privadas voltou ao assunto quando foi exposta pelas entidades a necessidade de criar novas centralidades em regiões mais distantes e, com isso, criar pólos de investimentos. Alckmin concorda com a reivindicação e se comprometeu em potencializar uma agência de investimentos, além de simplificar a Lei de Uso do Solo. 

O comprometimento de a prefeitura exigir projetos detalhados para as obras, e dar atenção à sua manutenção foram outras solicitações expostas pelas entidades.
Alckmin encerrou o encontro destacando a importância de a prefeitura poder contar com a experiência e liderança das entidades organizadoras e lembrando que a engenharia é a profissão do desenvolvimento. 

Participaram da mesa o presidente do Instituto de Engenharia Edemar de Souza Amorim; Marlus Renato Dall’ Stella, presidente do Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Estado de São Paulo (SINICESP); Sergio Tiaki Watanabe, presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SINDUSCON – SP); João Batista Crestana, presidente do Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo (SECOVI – SP); José Roberto Bernasconi, presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva (SINAENCO – Nacional) e Arlindo Virgílio Machado Moura, presidente da Associação Paulista de Empresários de Obras Públicas (APEOP). 

O candidato pelo DEM, Gilberto Kassab é o próximo e último convidado para o Ciclo de Debates, dia 13 de agosto.

Autor: Isabel Dianin

X
X
X
X
X