Opções para calçadas seguras serão expostas em São Paulo

Por iniciativa da Anamaco e da ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland), a Prefeitura Municipal de São Paulo lançou, em 2005, o projeto Passeio Livre, que visa melhorar as condições das calçadas paulistanas. Numa primeira etapa já foram arrumados 315 quilômetros de calçadas.

Esse programa consiste em padronizar o tipo de piso e delimitar o espaço para que o pedestre caminhe com segurança. Para isso, os blocos de concreto para pavimentação, que compões os pisos intertravados, estão entre os sistemas construtivos indicados no Passeio Livre, além dos ladrilhos hidráulicos, placas de concreto e os concretos moldados in loco.

A principal qualidade do piso intertravado diz respeito à facilidade de manutenção e de recolocação em casa de intervenções. Já os blocos de concreto para pavimentação propiciam um alinhamento perfeito com rampas de acesso com pisos podotáteis que ajudam à locomoção de deficientes visuais.

Esse sistema de pavimentação das calçadas, juntamente com outros à base de cimento, estarão expostos na edição de 2008 da Concrete Show South América. 

O evento tecnológico reúne, nos dias 27 a 29 de agosto, o setor do Concreto no Expo Transamérica, em São Paulo. A feira terá expositores, palestras e diversos seminários que contribuirão na capacitação e atualização do profissional da construção. Mais informações no site http://www.concreteshow.com.br

Autor: Imprensa Anamaco