A Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) inicia neste sábado (21) as obras de rebaixamento do leito da Avenida do Estado, sentido Centro, entre as Avenidas Santos Dumont e Tiradentes. O objetivo é evitar o choque de caminhões com altura excessiva com a estrutura da estação Armênia, da Linha 1 (Azul).
O trecho em obras será de 150 metros na Avenida do Estado e de 90 metros na Avenida Tiradentes. O rebaixamento máximo, de acordo com o Metrô, será de 80 centímetros sob a estação Armênia, o que aumentará a altura do elevado por onde passam os trens dos atuais 4,3 metros para 5,1 metros. A obra exigirá a pavimentação de 4.100 m2.
Por causa da obra, um dos terminais de ônibus da estação Armênia precisará ser desativado provisoriamente. As 32 linhas intermunicipais serão remanejadas para pontos de ônibus próximos ao terminal do acesso norte da estação. A previsão é de que a operação seja normalizada no terminal em quatro meses.
Durante o período de interdição, os usuários serão informados sobre as mudanças por mensagens sonoras na estação e 20 mil folhetos que serão distribuídos aos passageiros.
Acidentes
O rebaixamento pretende evitar acidentes como o ocorrido em 26 de abril. Um caminhão com excesso de altura que trafegava pela Avenida do Estado bateu no viaduto por onde passa o metrô. O veículo transportava um cilindro de 12 metros de comprimento por 2,80 metros de altura que caiu no chão com o impacto. Ninguém ficou ferido
Autor: G1