Petrobras anuncia a descoberta de mais uma jazida

A Petrobras anunciou na noite desta quinta-feira (12) que encontrou uma nova jazida petrolífera na Bacia de Santos. O poço fica a 310 km da costa de São Paulo, numa área de exploração batizada de Guará.
Segundo a Petrobras, o poço de óleo leve de boa qualidade está em águas ultraprofundas, a 5 mil metros da superfície, na camada de pré-sal. A reserva de Guará fica ao lado da reserva Carioca, cuja descoberta foi anunciada no ano passado.
O governo estima que, considerando-se todas as descobertas recentes da Petrobras, o Brasil pode dispor de algo como 30 bilhões a 40 bilhões de barris adicionais de petróleo –o suficiente para transformar o país na oitava potência petrolífera do mundo, à frente da Rússia.
A companhia informa que a prospecção é feita em sociedade da Petrobras (45%) com outras duas empresas: BG Group (30%) e a Repsol (25%). 

Pré-sal 

Neste mês, a Petrobras informou que poderá direcionar 23 das 29 sondas de exploração que serão entregues entre 2009 e 2012 para perfurar nos blocos situados no pré-sal (de grande profundidade, abaixo da camada de sal subterrâneo). 

O diretor financeiro e de relações com investidores da estatal, Almir Barbassa, disse nesta quarta-feira que as 12 sondas contratadas na semana passada, que serão construídas no exterior, terão custo total em torno de US$ 8 bilhões. 

Descoberto neste ano, o megacampo de Tupi é a maior jazida de petróleo do país, com produção estimada em 500 mil barris/dia de petróleo. 

O diretor de Exploração e Produção da Petrobras, Guilherme Estrella, estimou que serão necessários entre cinco e dez plataformas de produção no campo de Tupi, na área de pré-sal da bacia de Santos. Segundo ele, o pico dessa produção deve ocorrer entre 2015 e 2020. 

Estrella admitiu ainda a possibilidade de que os campos na área do pré-sal sejam unificados

Autor: Folha Online – Blog do Josias