Produção de gás natural é maior que o consumo

Petrobras tem mais gás do que o setores industrial e termelétrico estão demandando. A afirmação foi feita pela diretora de Gás e Energia da Petrobras, Maria das Graças Foster, ao comentar a situação do consumo de gás no país

Segundo ela, sem contar o consumo da Petrobras, estão disponíveis hoje 58 milhões de m3 diários (entre gás nacional e importado da Bolívia) e a demanda está em 56 milhões de m3/dia. “Hoje há mais gás disponível do que o mercado toma”, disse ela ontem , durante seminário sobre gás em São Paulo.

Maria das Graças disse que a estatal já assinou quatro contratos firmes de compra de gás natural liquefeito (GNL) para abastecer os terminais de regaseificação que estão sendo implantados no país. O primeiro desses terminais, o localizado em Pecém, no Ceará, deve entrar em operação em julho.

Na avaliação da diretora da Petrobras, a nomeação de Carlos Minc para o Ministério do Meio Ambiente, em substituição à ex-ministra Marina Silva, deve acelerar o trâmite dos processos de licença ambiental para projetos de investimento na pasta. Apesar do “grande talento” da ex-ministra para lidar com as questões da área ambiental, a diretora afirmou que Minc revelou-se muito “técnico” e “habilidoso” na gestão das questões ambientais como secretário da área no governo do Rio. Esse perfil, disse Maria das Graças, tende a favorecer o andamento dos processos no ministério.

Autor: Agência o Globo