Petrobras participa de descoberta em águas ultraprofundas no Golfo do México

A Petrobras informa a descoberta de petróleo e gás em águas ultraprofundas no Golfo do México Central, nos Estados Unidos, por consórcio do qual participa sua subsidiária Petrobras America Inc., baseada em Houston, Texas. 

A descoberta foi pelo poço Stones nº 3, perfurado tendo como objetivo exploratório a avaliação da descoberta do campo de mesmo nome, operado pela Shell e localizado no Bloco WR 508, em águas ultraprofundas, no Quadrante Walker Ridge. A Petrobras America Inc tem uma participação de 25%. Os demais parceiros, além da Shell (35%), são a Marathon e a ENI, com 25% e 15%, respectivamente. 

O poço Stones nº 3, localizado em águas de 2.286 metros de profundidade, chegou a 8.960 metros no subsolo marinho e encontrou petróleo em diversos reservatórios. No momento, estão sendo planejadas as próximas atividades de perfuração e avaliação para melhor definir o tamanho e a comercialidade da descoberta. 

Este resultado confirma o potencial para significativas reservas de petróleo nestes tipos de reservatórios, da área do Golfo do México, onde a Petrobras opera os campos de Cascade e Chinook, em fase de desenvolvimento da produção e de construção das instalações. 

A Petrobras será a empresa pioneira na produção neste tipo de reservatório em águas ultraprofundas. Também é pioneira na utilização de uma plataforma do tipo FPSO, sigla em inglês que significa unidade flutuante de produção, processamento, armazenamento e escoamento de petróleo. O início da produção é estimado para junho de 2010. Nesta mesma área a Petrobras também detém a participação de 25% no campo de Saint Malo, operado pela Chevron, em fase de perfuração exploratória para avaliação e extensão e de estudos para seleção do projeto de desenvolvimento da produção. 

As participações nestas descobertas conferem à Petrobras uma posição diferenciada no Quadrante Walker Ridge (Bloco WR) e adjacências e estão alinhadas com o Plano Estratégico da companhia e representam importantes passos na consolidação de uma carteira de projetos de Exploração e Produção de qualidade em águas profundas do Golfo do México.

Autor: Fator Brasil