Honda lançará modelo híbrido de baixo custo no início de 2009

A Honda Motor informou nesta quarta-feira que lançará veículo híbrido de baixo custo no Japão, América do Norte e Europa no início de 2009, enquanto tenta reduzir a liderança da Toyota Motor na corrida pelos automóveis verdes.

Apesar da pressão dos preços recordes do petróleo e das preocupações sobre mudanças climáticas, os veículos híbridos ainda ocupam uma pequena parcela no mercado global de automóveis, parcialmente por causa de seus custos maiores para clientes e montadoras. Esses veículos produzem baixas emissões de gases e são eficientes em termos de consumo de combustível.

As duas principais montadoras do Japão lideram a indústria na tecnologia de economia de combustível, que utiliza motores tanto a gasolina quanto elétricos. Mas a Toyota tem dominado as vendas com o modelo Prius.

Ao combinarem motores à combustão quanto elétricos, os veículos híbridos atualmente são cerca de 5 mil dólares mais caros, mais que isso, que carros gasolina, valor que o presidente-executivo da Honda, Takeo Fukui, vê diminuir para cerca de 2 mil dólares na próxima geração da tecnologia.

O vice-presidente executivo da Honda, Koichi Kondo, informou que montadora espera que o preço do veículo híbrido fique abaixo dos 2 milhões de ienes (19.290 dólares).

A Honda vende atualmente um veículo híbrido, uma versão gasolina-eletricidade do sedã Civic, que custa cerca de 2,3 milhões de ienes. A montadora espera vendas anuais de 200 mil unidades do novo híbrido.

 

Autor: Reuters – Chang-Ran Kim