Jirau mostra tendência de tarifa de energia elétrica mais barata

O resultado do leilão da usina hidrelétrica de Jirau, em que o preço da energia apresentado pelo vencedores foi de R$ 71,40 o magawatt-hora, o que representou deságio de 21,6%, mostrou que existe uma tendência de tarifa de energia elétrica mais barata em relação aos leilões que vinham ocorrendo anteriormente. 

A análise foi feita hoje (19) pelo coordenador do Grupo de Estudos do Setor Elétrico (Gesel) do Instituto de Economia da UFRJ, Nivalde de Castro. “Isso é muito importante. Do ponto de vista de competitividade, de cenário econômico de longo prazo, esse dado reafirma que os fundamentos da economia brasileira, de crescimento de longo prazo, estão cada vez mais sólidos. 

Pelo menos do ponto de vista do setor elétrico”, avaliou. Segundo Castro, as novas usinas que serão construídas na região amazônica terão como parâmetro tarifário os dois leilões recentes, de Jirau e Santo Antônio. “Para a economia brasileira, isso é uma vantagem comparativa fantástica em relação aos outros países”, disse.

Autor: Agência Brasil