CDHU e Bandeirante Energia Assinam Acordo Para Instalação De Aquecimento Solar Em 1.680 Apartamentos

A CDHU e a Bandeirante Energia assinaram ontem (19), convênio para implementação de projetos e ações para o uso eficiente de energia elétrica em conjuntos habitacionais da Companhia em Mogi das Cruzes. Moradores de 1.680 apartamentos em Cezar de Souza terão aquecimento solar para substituição de chuveiros elétricos e lâmpadas fluorescentes compactas de alta eficiência energética e luminosidade. (ver relação dos conjuntos abaixo). A ação reduzirá o consumo durante o horário de pico do sistema elétrico.

A assinatura será no Conjunto Habitacional Mogi das Cruzes I, na avenida Capitão Arcílio Rizzi, s/nº, Jardim Bela Vista, Distrito Cezar de Souza. Participam o prefeito de Mogi das Cruzes, Junji Abe, os deputados Luiz Carlos Gondim e Marcos Bertaioli, o diretor técnico da CDHU, João Abukater, e o superintendente de atendimento comercial da Bandeirante Energia, Edson José das Neves.

As ações previstas no convênio estimam uma economia de, no mínimo, 2 mil megawatts por ano nos conjuntos. O prazo para implantação do projeto e das ações é de um ano a partir do fornecimento, pela CDHU, de informações técnicas, plantas e cadastros para a Bandeirante Energia.

O protocolo de cooperação entre a CDHU e a Bandeirante Energia, um esforço conjunto que visa reduzir o consumo de energia elétrica em conjuntos habitacionais da Companhia, foi assinado em 28 de março. Os termos do acordo estão em conformidade com o Programa de Eficiência Energética (PEE) da Bandeirante e com a regulamentação estabelecida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Segundo o secretário da Habitação Lair Krähenbühl, o acordo vai beneficiar, ao longo de quatro ano, mais de 4.800 famílias. “Nossa intenção, na gestão do governador José Serra, é estender esse tipo de parceria para muitas cidades. Os novos conjuntos habitacionais já serão construídos com aquecedor solar, além de outras melhorias como revestimento em piso e azulejos e medição individualizada do consumo de água. Queremos oferecer um atendimento integral aos mutuários da Companhia”, ressaltou.

A Bandeirante assumirá todos os custos do projeto e dos serviços de instalação, o que significa que nenhum valor será repassado aos moradores. A estimativa da companhia energética é dotar 1.200 unidades por ano com aquecimento solar e iluminação por lâmpadas de alta eficiência. Para o diretor Comercial da Bandeirante Energia, Paulo César Corrêa Soares, a parceria reduzirá consideravelmente o custo da energia para os mutuários da CDHU.

A parceria Bandeirante/CDHU tem ainda um caráter educacional. Ações e eventos para conscientização e orientação sobre o uso eficaz e seguro de energia elétrica fazem parte do programa. Serão enfatizadas outras medidas que podem reduzir o valor da fatura dos consumidores.

O sistema de aquecimento solar possui dois componentes básicos: o coletor e o reservatório térmico. O coletor é instalado sobre o telhado e absorve o calor, aquecendo a água que circula em seu interior. A água aquecida é armazenada no reservatório, que varia de tamanho conforme a necessidade de consumo, e então é destinada exclusivamente para o banho.

Relação dos Conjuntos Habitacionais que vão receber aquecedores solares

Mogi das Cruzes H (340 unidades)
Mogi das Cruzes I (340 unidades)
Mogi das Cruzes J (340 unidades)
Mogi das Cruzes K (340 unidades)
Mogi das Cruzes P (320 unidades)

Autor: Assessoria de imprensa