Taxa de CO2 é a maior em 800 mil anos, diz estudo

Os gases de efeito estufa dióxido de carbono (CO2) e metano (CH4) atingiram os níveis mais altos na atmosfera dos últimos 800 mil anos. É o que mostra um estudo do Epica (Projeto Europeu para Testemunhos de Gelo na Antártida) que analisou bolhas de ar presas no gelo a 3.400 metros abaixo da superfície. 

A última pesquisa desse tipo analisou gelo com 650 mil anos. Segundo Thomas Stocker, da Universidade de Berna (Suíça), autor do estudo, pode-se afirmar com certeza que as concentrações de CO2 e CH4 são 28% e 124% mais altas, respectivamente, do que em qualquer período nos últimos 800 mil anos. 

“Mais uma vez, as evidências e os resultados apontam que a atual elevação da temperatura média da Terra é resultado dos altos valores desses gases e que estes, pela escala de tempo, são de origem antrópica [ligado à presença humana]”, diz o geógrafo Francisco Eliseu Aquino, do Núcleo de Pesquisas Antárticas e Climáticas da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). 

Ele ressalta que os testemunhos de gelo têm importante papel como arquivo da história do clima terrestre. 

Segundo Stocker, a pesquisa pode servir como ponto de referência para modelos de simulação do ciclo do carbono e ajudar a complementar as pesquisas que investigam as mudanças climáticas globais e o comportamento da concentração do CO2 na atmosfera.

Autor: Folha de S.Paulo