Wärtsilä fecha contrato para a construção de usina em Fortaleza

A Wärtsilä – empresa finlandesa, líder mundial na geração de energia e propulsão marítima – acaba de fechar contrato no valor de 80 milhões de euros para a construção de uma usina termelétrica em Maracanaú, região metropolitana de Fortaleza (CE), com a Maracanaú Geradora de Energia, uma produtora independente de energia.

 A planta, que entrará em operação no início de 2010, terá potência instalada de 168 MW. Ainda está em negociação a assinatura do contrato de Operação e Manutenção (O&M). “Este é o terceiro projeto de usina anunciado somente nos primeiros quatro meses do ano pela Wärtsilä, demonstrando a importância da geração termelétrica flexível para a matriz energética brasileira”, explica Robson Campos, diretor de Energia da companhia. 

A usina será construída em regime de EPC (engineering, procurement and construction) e será composta por oito motores Wärtsilä 20V46F, que funcionarão com óleo combustível pesado. Este é o primeiro pedido no mundo para este tipo de motor, que foi lançado em setembro de 2007. 

Ele desenvolve 23 MW a 600 rotações por minuto, tornando-o adequado para a geração de energia tanto em 50 como em 60 Hz. O motor foi projetado para fornecer energia descentralizada para plantas com maior potência em menos unidades, mantendo custos mais baixos e redução das emissões. 

A construção será iniciada em agosto deste ano e ocupará uma área de 15 hectares. Durante as obras serão gerados cerca de 600 empregos diretos. A planta foi contratada pelas distribuidoras em leilão de energia nova promovido pela ANEEL em julho de 2007 para fornecer energia flexível que funcionará como reserva do sistema hidrelétrico brasileiro. 

Estima-se que a usina funcionará por cerca de 2.000 horas ao ano, no período em que os reservatórios das hidrelétricas estiverem baixos, entre os meses de dezembro e abril. Como o Brasil produz óleo pesado, o combustível pode ser usado para cobrir uma eventual necessidade de energia extra durante o período de baixa hidraulicidade. 

“A tecnologia de motores flexíveis da Wärtsilä se encaixa para este tipo de aplicação. Além disso, a alta eficiência elétrica dos nossos motores, aliada à capacidade da empresa de fornecer uma solução completa, incluindo operação e manutenção da usina, foram fatores fundamentais para este acordo”, complementa Campos. 

Autor: Fator Brasil