ANP coloca em operação campo de gás comprimido

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) coloca em operação na próxima quinta-feira o campo de gás de Fazenda Mamoeiro, localizado no município de Entre Rios (BA). O campo faz parte do Projeto Campo-Escola, realizado pela reguladora em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA). O sistema de produção será inovador, porque permitirá a compressão do gás no poço, viabilizando a produção em pequenos campos não conectados a gasodutos.

O gás natural comprimido (GNC), que será produzido no campo, será carregado em carretas (caminhões-feixe), com capacidade de armazenamento em cilindros. 

O modelo, batizado de “gasoduto-virtual”, é viável para distâncias de até 200 quilômetros entre o local de produção e compressão do gás para a revenda nos postos, informou nota da ANP.

Ainda de acordo com a agência, o sistema de produção remota é voltado para o atendimento de consumidores de menor porte, servindo de modelo para projetos semelhantes em áreas isoladas do País, o que permite melhor aproveitamento do gás natural produzido em campos sem acesso a malhas de dutos. 

Com esse sistema, pequenos e médios produtores poderão atuar no segmento de produção de gás natural, escoando a produção de GNC por caminhões, diretamente a usuários finais.

A reativação do campo exigiu investimentos de cerca de US$ 500 mil.

Autor: Agência Estado – Kelly Lima