Inversores Yaskawa da série L7 tornam elevadores mais seguros

A Yaskawa, especializad em soluções de automação industrial, desenvolveu no Japão os inversores de freqüência da série L7 que foram dimensionados especificamente para aplicação em elevadores que transportam pessoas. Essa linha é distribuída no país pela subsidiária da empresa, a Yaskawa Elétrico do Brasil, e representa uma alternativa mais confiável e segura para os fabricantes de elevadores, usados em prédios residenciais e comerciais. 

A série L7 possui características específicas, entre as quais a capacidade de trabalhar com ou sem realimentação de velocidade por encoder. No caso dos hospitais, por exemplo, onde os elevadores transportam também macas e pessoas em cadeiras de rodas, qualquer desnível pode dificultar o embarque e o desembarque. Por isso é recomendado o uso do inversor com realimentação (malha fechada) que permite parada mais devagar ao chegar ao andar solicitado, o que torna seu posicionamento mais preciso e, portanto, com o menor desnível possível. 

Outra vantagem oferecida é a manutenção da mesma velocidade, independentemente da variação de carga. Isso significa que o elevador terá a mesma velocidade de parada se houver apenas uma pessoa dentro dele, ou 20. Mas o L7 também pode trabalhar em malha aberta (sem realimentação de velocidade) em que essa precisão não é exigida. 

Por possuir a tecnologia vetorial de fluxo, o inversor L7 apresenta uma excelente resposta de velocidade, produzindo alto torque de partida no motor, sem no entanto apresentar oscilações. Isso permite partidas e paradas velozes, mas ao mesmo tempo suaves e sem provocar solavancos. Outra característica importante são as rotinas de abertura e fechamento do freio de estacionamento e as rotinas de abertura do contator de saída do motor que estão rigorosamente de acordo com as normas de segurança. 

A série L7 também permite que o elevador seja acionado por baterias e geradores, além de oferecer várias funções de proteção contra sobrecorrente, sobrecarga, sobretensão e subtensão. Com isso, se houver queda da tensão elétrica, por exemplo, o inversor se auto desliga e também ao motor, o que garante a segurança e integridade do passageiro. A série L7 é certificada pela CE (Comunidade Européia) e selo UL (Underwriter Lab) garantindo qualidade e segurança de operação e, ainda, propicia maior economia de energia em comparação aos sistemas de controle mais antigos.

Autor: Fator Brasil