Brasil é sede do Fórum Global de Energias Renováveis

O Brasil sediará o Fórum Global de Energias Renováveis. O evento, fruto de iniciativa do Ministério das Minas e Energia (MME) e da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (ONUDI), reunirá especialistas e personalidades do Brasil e do mundo, entre os dias 18 e 21 de maio, em Foz do Iguaçu (PR), com o objetivo de discutir alternativas para o desenvolvimento econômico sustentável a partir do uso de fontes “limpas e renováveis” na produção de energia elétrica (hidrelétricas, solar, eólicas e bioenergéticas).

Diante da preocupação com os danos causados ao meio-ambiente, a exemplo do aquecimento global e de problemas ocasionados pelos combustíveis fósseis, que além de poluentes estão se tornando cada vez mais escassos no mundo, especialistas buscam um diálogo pró-ativo e permanente entre países chamando a atenção para a conveniência do uso de fontes renováveis, tanto para o abastecimento de energia, quanto para a produção industrial em larga escala. O Brasil é um caso típico que reúne excelentes condições para o incremento de fontes limpas.

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a Ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), foram convidados para fazer a abertura oficial do encontro no dia 18, às 18h30, acompanhados dos Ministros Edison Lobão (Minas e Energia), Miguel Jorge (Indústria e Comércio Exterior), além do Diretor-Geral da ONUDI, Kandeh Yumkella. Participam ainda o presidente José Antonio Muniz Lopez (Eletrobrás) e os diretores-gerais da Itaipu Binacional, Jorge Samek (Brasil) e Ramón Roa (Paraguai).

No dia 19, os participantes abrirão os trabalhos debatendo as tendências para a energia no cenário mundial. Na seqüência, dois temas importantíssimos entram em pauta: “As Conexões entre Mudança Climática, Segurança Energética e Energia Renovável” e as “Condições de Mercado para a Energia Renovável versus Combustíveis Fósseis”. O aproveitamento e o papel das hidrelétricas (grandes e pequenas), em plena fase de expansão no Brasil, será destaque nas conferências do dia 20. O uso produtivo de fontes renováveis de energia e suas múltiplas possibilidades, especialmente na indústria e usos produtivos, fecham os debates neste dia. A mesa redonda de encerramento do Fórum Global acontecerá no dia 21, com o tema “Cenário Financeiro para a Energia Renovável”.

O Fórum irá também promover redes de relações comerciais entre regiões. Por este motivo, espera-se um aumento da atividade econômica e de geração de emprego e renda nas regiões menos desenvolvidas. Recentemente, a América Latina (o Brasil em particular) se mostrou como uma depositária de experiências valiosas neste contexto. A bem sucedida experiência brasileira com o desenvolvimento de fontes renováveis de bioenergia é um bom exemplo de oportunidades de negócios que podem ser levadas à arena internacional.

O evento termina com uma visita à usina de Itaipu. Coube à ONUDI e à Eletrobrás – e empresas do sistema (Itaipu, Furnas, Eletrosul, Chesf, Eletronorte, CGTEE, Eletronuclear e Cepel) – coordenar a logística e a organização do evento. As inscrições estão abertas e são gratuitas, lembrando aos interessados que as vagas são limitadas.

Mais informações e inscrições: http://www.renergybrazil2008.org/

FÓRUM GLOBAL DE ENERGIAS RENOVÁVEIS
Data: 18 a 21 de maio de 2008
Local: Hotel Bourbon Cataratas Resort & Convention Center
Foz do Iguaçu (PR)

Autor: Assessoria de Imprensa da Eletrobrás