Saneamento e a Macrometrópole Paulista serão os assuntos da série de seminários co-realizados pelo Instituto de Engenharia

Entre os meses de maio e setembro, o Instituto de Engenharia, por meio de suas Divisões Técnicas, co-realizará uma série de seminários que terão como foco o saneamento no contexto da cidade de São Paulo. 

Os encontros fazem parte do evento “Ano Internacional do Saneamento e a Macrometrópole Paulista” e conta com as parcerias da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental/Seção São Paulo – ABES/SP, da Associação dos Engenheiros da SABESP – AESABESP, do Sindicato de Arquitetura e Engenharia – SINAENCO,da Associação Paulista de Empresas de Consultoria em Saneamento – APECS e do Sindicato Nacional das Indústrias de Equipamentos para Saneamento Básico – SINDESAM. 

Os temas descritos a seguir foram escolhidos com base no cenário atual das cidades, que vêm crescendo desordenadamente. Esse cenário levou à dificuldade de acesso à água de boa qualidade, falta de tratamento de esgoto, disposição inadequada de resíduos sólidos domiciliares e, conseqüentemente, a contaminação do solo e da água subterrânea, entre outros problemas que afetam a população brasileira.

Os três primeiros e o último seminário acontecerão na sede do Instituto de Engenharia, nos dias 19 de maio, dois de junho, 11 de agosto e 17 a 19 de setembro e abordarão, respectivamente, os seguintes temas: 

Qualidade da água no Estado de São Paulo; 

Água para abastecimento público na Região Metropolitana de São Paulo

Gestão de Resíduos Sólidos Urbano,

Tratamento e disposição final de lodos de estações de tratamento de água.

O penúltimo seminário será em 20 de agosto, no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte. O tema em foco será Tratamento de Esgoto Sanitário.

Autor: Isabel Dianin