EPE: energia do Madeira pode ser antecipada para 2011

O presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, afirmou que a usina hidrelétrica de Santo Antônio, do Rio Madeira (RO), poderá entrar em operação comercial já no final de 2011. “Os empreendedores já manifestaram oficialmente que a usina entrará em operação em maio de 2012, mas em off eles afirmam que a usina poderá entrar em operação no final de 2011”, disse o executivo após participar do Fórum Projeto Brasil, realizado em São Paulo.

A usina de Santo Antônio foi arrematada pelo consórcio liderado por Furnas e Odebrecht, que estudaram o projeto, em parceria com Cemig e um fundo formado por Banif e Santander. Pelo contrato de concessão, a hidrelétrica está prevista para entrar em operação em dezembro de 2012. “Ao antecipar o projeto, os empreendedores podem vender essa energia no mercado de curto prazo antes de iniciarem o fornecimento para o mercado cativo”, comentou Tolmasquim.

Segundo o presidente da EPE, por conta dessa possibilidade de negociar a energia no mercado livre antes do fornecimento para o cativo, outras hidrelétricas estão sendo antecipadas por outros investidores, casos de São Salvador, Estreito e Dardanelos.

Autor: Estadão Online