Presidente do Instituto de Engenharia é patrono de turmas de Engenharia

O presidente do Instituto de Engenharia, Edemar de Souza Amorim, foi patrono das turmas de Engenharia Civil e Produção Mecânica, da Universidade Nove de Julho, no dia 23 de fevereiro. Seu discurso, muito aplaudido pelos presentes, segue na íntegra abaixo:

Prezadas formandas e formandos da Turma de 2007, dos cursos de Engenharia Civil e de Produção Mecânica, do Centro Universitário Nove de Julho.

Ser escolhido patrono de duas turmas de engenharia é uma honra, mas também uma grande responsabilidade. Pois se por um lado temos a felicidade e a oportunidade de participar num dos mais significantes momentos na vida de suas famílias, não posso fugir à responsabilidade de compartilhar, mesmo que por um breve momento, um pouco dos quase 50 anos de experiência profissional, preparando-os para enfrentar os desafios que essa nova carreira representa.

Portanto, em primeiro lugar, quero congratular-me com todos envolvidos nesta formidável conquista: formandos, familiares, amigos e professores, este pode ser o primeiro, mas é um grande passo em suas vidas e deve ser própria e regiamente parabenizado e comemorado. Aproveitemos esta ocasião para mais uma merecida salva de palmas para todos.

Por outro lado não há melhor ocasião, que este ambiente festivo, para compartilhar um pouco do conhecimento e da experiência acumulados numa jornada muito semelhante àquela que vocês começam hoje.

Antes de tudo, que fique claro que nem todos vocês seguirão uma carreira voltada para engenharia. Alguns, com espírito mais empreendedor escolherão o penoso, porém gratificante caminho do negócio próprio. Outros se tornarão administradores, analistas, consultores, corretores, dentre muitas profissões tão importantes, necessárias, quanto gratificantes. Parabéns, os conhecimentos e a filosofia que o curso de engenharia lhes deu os colocam na dianteira de uma corrida cada vez mais difícil e competitiva, porém isso não acaba aqui e o resto deste discurso também diz respeito a vocês.

Para aqueles que escolheram a engenharia, cuja certeza desta escolha vai mantê-los no caminho de obras ou indústrias, trabalhando em projetos cada vez mais complexos e desafiadores, parabéns pela escolha, não há nada comparável à satisfação de um projeto completo.

Porém, apesar da desesperadora necessidade brasileira por bons engenheiros, há uma grande distância entre graduar-se em engenharia e se tornar engenheiro. Hoje, vocês reúnem uma vasta gama de conhecimentos básicos, generalistas e indispensáveis, que os habilitam a diminuir esta distância, mas que fique claro, ser engenheiro é uma decisão que precisa ser mantida e renovada diariamente.

Ser engenheiro é desenvolver a capacidade de superar desafios, de encarar, entender e solucionar um problema pela técnica científica com os recursos tecnológicos, materiais e humanos disponíveis, tornando melhor a vida das pessoas envolvidas no projeto.

Ser engenheiro é um estado de constante atualização e especialização contínua, num processo interminável de formação. A velocidade dos avanços tecnológicos e das mudanças que atingimos, por um lado assusta e evidencia a necessidade de estudo constante, mas também abre oportunidades únicas que facilitarão e agilizarão em muito esta tarefa.

Portanto meus jovens aprendizes, minha mensagem é: Para se tornarem um velho aprendiz como este seu patrono aqui, engenheiro, empresário, executivo, líder comunitário, pai, cidadão brasileiro e conselheiro amador preparem-se para trabalhar muito e estudar ainda mais.

E assim chegamos ao meu conselho, a única contribuição que ousarei a dar para orientar suas carreiras.

Apaguem de suas mentes palavras como terminar, encerrar, acabar, parar, ou qualquer outro substantivo, verbo ou adjetivo que signifiquem que sua formação está completa.

A partir de amanhã, começa sua busca por novos cursos, novas informações, novos conhecimentos. Amanhã pela manhã, nem bem completado o primeiro passo de sua formação, a graduação, deve ser iniciado o segundo, a especialização, e o terceiro, a experiência. É a caminhada, não os títulos, que os tornará engenheiros responsáveis, úteis e principalmente, respeitados.

Caminhem com sabedoria, diligência, planejamento, disciplina, vontade, alegria e determinação. Pois não há nada mais gratificante do que, depois de uma jornada destas, ter a oportunidade de subir aqui e poder dar estes conselhos a jovens como vocês, com os olhos brilhando de esperança, ansiedade e disposição para encarar uma vida dura cheia de trabalho e recompensas.

Mais uma vez, parabéns a todos e obrigado aos formandos pelo convite, pois é uma indescritível satisfação, descobrir que chegamos num ponto em nossa vida que podemos servir de exemplo para a nova geração que assumirá a tarefa de fazer do Brasil um país melhor.
Edemar de Souza Amorim – 23 de fevereiro de 2008.”

Autor: Viviane Nunes