Mesa redonda sobre energia com o Dr. Mario Veiga

O Instituto de Engenharia recebeu na segunda mesa redonda de 2008, no dia 19 de fevereiro, o engenheiro eletricista Dr. Mario Veiga, especialista em planejamento energético. 

Como o tema era energia com enfoque em possível racionamento, um problema bastante atual, despertou o interesse de muita gente; tivemos o auditório quase lotado. 

O eng. Mario Veiga é autor e co-autor de cerca de 200 artigos e quatro livros sobre temas de planejamento energético e é membro eleito da Academia Brasileira de Ciências. 

A explanação, muito didática, deixou claro que o Brasil é um país privilegiado em hidroeletricidade, só que isso não é suficiente para o atendimento da demanda atual e futura. 

O planejamento e a operação do sistema elétrico requerem segurança de suprimento: verificar permanentemente se o sistema de geração pode atender à demanda de maneira sustentável, independentemente de qualquer condição hidrológica específica. A geração hidroelétrica tem que ser cada vez mais complementada por geração térmica de qualquer fonte, nuclear, carvão e gás natural. 

A apresentação mostrou claramente que, nos últimos anos, houve uma redução no suprimento de gás natural por diversos motivos, o que levou o pais à beira de um racionamento, e que este risco permanece. 

Apontou também para os riscos adicionais caso a política ambiental continuar intransigente em não permitir novos reservatórios. Se continuarmos a construir usinas hidrelétricas a fio d’água, e dependentes das variações das nações vizinhas para o suprimento de gás natural, o problema só tende a se agravar.

Autor: Instituto de Engenharia