Instituto de Engenharia na Era Digital

A diretoria está implantando o projeto “Inclusão do Instituto de Engenharia na Era Digital”, com apoio do Banco Itaú. O objetivo é ampliar a abrangência de atuação do Instituto, ultrapassando os limites geográficos e temporais e utilizando os mais modernos recursos que a tecnologia, e em especial a internet, hoje oferece. 

Para tanto, a entidade tem efetuado diversas melhorias nas instalações. Novos aparelhos de informática foram adquiridos: computadores, notebooks, impressoras, softwares, servidor de aplicativos e dados, sistema de backup, no-breaks, switch, rack para rede com patch-panel, access point para transmissão sem fio e TVs LCD. Para suportar tais aquisições, as instalações elétricas foram atualizadas e redimensionadas. O quadro de entrada foi substituído por um de maior capacidade com a finalidade de atender o novo consumo. Na parte superior do prédio, houve redimensionamento dos quadros de iluminação, de alimentação geral e do ar-condicionado. Foram instalados dois novos quadros: um para o CPD e outro para suprir as necessidades do auditório (iluminação e som). 

Com a necessidade de reformular e ampliar o sistema de comunicação, um projeto de cabeamento foi executado. Foram lançados aproximadamente 5 mil metros de cabos, totalizando 140 pontos de dados e voz, em novas canaletas e dutos suspensos com destino ao novo rack do CPD. Isso com o intuito de trazer mais abrangência, flexibilidade e facilidade nas atividades. 

Para o auditório, o mini-auditório e a sala do conselho, foram adquiridos caixas de som, mesas de áudio, microfones com e sem fio, gravadores digitais de áudio, DVD e CD players, racks, computador para streaming de vídeo, processadora de áudio, gravadores de vídeo, ilha de corte, câmeras, tripés, comunicadores, placas encoder de vídeo, monitores de TV, kit iluminação e projetores de vídeo, permitindo mais qualidade nas transmissões ao vivo pela internet dos encontros promovidos pela entidade, através de uma linha privativa (LP) exclusiva para essa finalidade, independente do sistema de acesso à internet para a operação do Instituto. Os interessados podem assistir os eventos ao vivo ou acessar os vídeos já gravados, que ficam na área TV Engenharia do website. 

Um novo website foi desenvolvido com nova estrutura de informação e layout moderno. Um sistema de gestão de conteúdo foi criado, permitindo atualizá-lo e ampliá-lo com rapidez e autonomia. Foram disponibilizados meios de pagamento online para inscrições em cursos, palestras e eventos, trazendo comodidade aos interessados. 

Uma nova central de telefonia digital foi instalada, e o novo número do Instituto de Engenharia é + 55 11 3466 9200.

Autor: Fernanda Nagatomi