2ª Jornada Engenharia, Carreiras e Profissões

O Instituto de Engenharia está organizando a 2a. Jornada de Engenharia, Carreiras e Profissões IE, com o apoio do CIEE, Sebrae SP e CREA SP. O encontro será realizado no dia 25 de agosto, das 9 às 16 horas, na sede do Instituto de Engenharia, Av. Dr. Dante Pazzanese, 120, São Paulo, SP. Denominado Jornada, o encontro é destinado a profissionais e estudantes graduando na área de Engenharia que buscam especializações, vagas de estágio e oportunidades de trabalho. A Jornada contará com palestras, oferta de vagas de estágio e trabalho, orientação profissional, cursos de extensão e pós-graduação, unindo em um único espaço, profissionais e estudantes engajados e em busca de oportunidades e conhecimento. O encontro será realizado num sábado para poder usar também o espaço do restaurante para área de exposição. Vamos realizar palestras e o CIEE conduzirá provas para seleção de estagiários de manhã e à tarde. Disponibilizamos mesas para escolas, empresas e entidades apoiadoras prestarem informações e divulgarem materiais promocionais.

Processo seletivo da Prefeitura de São Paulo

Serão aplicadas na 2° Jornada Engenharia, Carreiras e Profissões, às 11h e às 15h, as provas para Processo seletivo da Prefeitura de São Paulo; administrada pelo CIEE. A prova consiste em 20 questões, sendo 10 de conhecimentos gerais, 10 de português e uma redação. A prova tem duração de 1 hora, com permanência mínima de 30 minutos em sala. As senhas para realização dessas provas serão distribuídas no dia do evento. Após a realização do processo, o estudante receberá um e-mail indicando a aprovação, em um prazo máximo de 15 dias. Aprovado com 70% ou mais de assertividade, o candidato fica apto a concorrer às vagas que atendem os seguintes cursos: Administração; Arquitetura e Urbanismo; Artes Visuais; Banco de Dados/Informática; Cálculo/Economia; Ciência da Computação; Ciências Contábeis; Comunicação Social – Jornalismo; Comunicação Social – Publicidade e Propaganda; Comunicação Social – Relações Públicas; Design; Direito; Educação Física – Bacharelado; Enfermagem; Engenharia Ambiental; Engenharia Civil; Engenharia da Computação; Farmácia; Geografia; Gestão de Políticas Públicas; Letras; Pedagogia; Políticas Públicas; Psicologia; Relações Internacionais; Secretariado; Serviço Social; Sistemas da Informação; Sociologia; Tecnologia da Informação; Tecnologia em Analise; Desenvolvimento de Sistemas.

PROGRAMAÇÃO

O Trabalho dos Engenheiros nas Cidades Inspiradoras - 9h30

Victor Mirshawka

Engenheiro, mestre em Estatística, Gestor Educacional por mais de 50 anos, Professor, Autor de dezenas de livros, Palestrante, Consultor Editorial da DVS Editora e Editor da revista Criática.

Empreendedorismo como opção de carreira - 10h30

Esmeralda Queiroz

Graduada em Comunicação Social (Umesp) e em História (USP), pós graduada em Administração (Umesp), especializada em Administração de Recursos Humanos e Gestão do Ambiente de Trabalho (FGV). Experiência de mais de 20 anos na área de Recursos Humanos, em empresas nacionais e multinacionais e mais recentemente na orientação de empresários de micro e pequenas empresas, nos mais diversos segmentos. Cargo: Consultora de Negócios

Mentoria a serviço da Engenharia - 11h30

Luiz Fernando Portella

Mentor, consultor de carreira, expert em mediação de conflitos organizacionais, negociação internacional, adequação de equipes e formação de mentores, via mentoria no desenvolvimento de Jovens Engenheiros Potenciais bem como empresas com perfil de inovação tecnológica , na busca do desenvolvimento de seus negócios. Engenheiro mecânico (FEI), com pós-graduação em administração de empresas (FGV), análise de sistemas (LTD-Datamec), marketing estratégico (GE Camp) e Marketing Industrial (MAUA), foi executivo de multinacionais de porte com forte atuação no mercado de transporte publico a nível internacional. Atualmente é Presidente da NBO Participações Ltda, Conselheiro do Instituto de Engenharia, e criador do programa de “Mentoria a Serviço da Engenharia”, organizador do “O dia Mentoria” onde temas relevantes de inovação e potencialização de carreiras são tratados em conjunto com as universidades e entidades empresariais. Jovens Talentos é o foco onde MATURIDADE é a alavanca. Expertise: Carreira, CHA pessoal (conhecimento, habilidade e atitude), Canvas/Swot personalisado e Projetos de Vida/Inovação.

O mercado de trabalho em engenharia na era da transformação digital - 12h30

Afonso Carlos Braga

Graduado em Engenharia Mecânica pelo Instituto Maua de Tecnologia (1986). Curso de extensão para graduados (CEAG) pela FGV (1989). MBA pela Warwick Business School, da Inglaterra (1998) e Mestre em Administração de Empresas pela PUC-SP (2014). Professor Associado do Instituto Mauá de Tecnologia e Docente contratado pelo Insper. Profissional com vinte e cinco anos de experiência em Marketing e Vendas, em empresas multinacionais como Unilever, Disney, Burger King e Accenture. Tem conhecimento teórico e prático das mais importantes ferramentas de marketing bem como de variadas indústrias como: produtos de massa, bens duráveis, serviços, franquias e consultoria de empresas. Em 1997 ganhou bolsa de estudos Chevening do British Council para cursar o MBA em Warwick, Inglaterra. Conquistou para Disney Parks & Resorts em out/2000 o ”Odyssey Award” promovido pelo Travel Industry Association of America (TIA). Conquistou para o Burger King 2 prêmios Colunistas São Paulo (ouro: Rádio, bronze: TV).

O mercado de trabalho em engenharia na era da transformação digital - 12h30

Roberto Baginski Batista Santos

Doutor em Física (Universidade de São Paulo, 2003). Atualmente, é Professor Adjunto em Regime de Dedicação Integral (RDI) e Chefe do Departamento de Física do Centro Universitário FEI, em São Bernardo do Campo. Atua nas áreas de nanotecnologia (efeitos da radiação em dispositivos eletrônicos e fotônicos micro e nanométricos), física quântica de sistemas abertos nanométricos, eletrodinâmica e educação.

O mercado de trabalho em engenharia na era da transformação digital - 12h30

Liliane Noga

Engenheira Mecânica, com vinte e oito anos de experiência, especialista em Marketing e Comércio Exterior, pós-graduada (MBA) em Tecnologia Educacional pela Fundação Armando Alvares Penteado – FAAP. Pós-graduada (MBA) em Gestão de Marketing e Vendas – ESPM, Gestão em EAD – USP, especialista em Impressão 3D pela University of Illinois e em Realidade Virtual pela University of London. Professora na FAAP há mais de duas décadas, nas disciplinas: Projeto Assistido por Computador para Engenharia Mecânica, Tecnologia Aplicada a Engenharia Mecânica, Design de Sistemas Mecânicos, Projeto Estrutural - Engenharia Mecânica, Tecnologia Aplicada a Engenharia de Produção, Ferramentas Computacionais Para Engenharia, Estruturas Computacionais - Modelagem e Simulação - Engenharia Civil, ministradas em laboratórios CAD, CAE e Microsoft.

"Os desafios do empreendedorismo na engenharia 4.0" - uma ótica quanto à democratização da informação, a velocidade da sociedade e regulamentação da profissão - 14h

Ricardo Rodrigues de França

Técnico em Informática, Engenheiro Eletricista com Ênfase em Telecomunicações, Especialista em Gestão de Redes de Computadores, Mestre em Automação Industrial, Certificado Linux e diversos cursos de aperfeiçoamento realizados. Atualmente, 2º Vice-Presidente na ASSEAG (Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Guarulhos), Conselheiro do CREASP e empresário no ramo de TI e Telecom.

Apoio

X
X
X
X
X