Elevador sem cabos promete revolução na mobilidade urbana

A empresa alemã Thyssenkrupp apresentou nesta quinta-feira, 27, o primeiro modelo de elevador sem cabos, que utiliza tecnologia de levitação magnética para deslocar-se tanto no plano vertical como horizontal. 

Segundo a empresa, o novo sistema representa uma revolução para a mobilidade urbana e para a indústria de construção. 

“O primeiro sistema de elevadores sem cabos do mundo poderá permitir que o setor de construção enfrente os desafios da urbanização global”, informou a empresa. 

Para a companhia, “a era dos elevadores com cabos chegou ao fim, 160
anos após sua invenção”. 

A empresa introduziu motores lineares em cabines de elevador e, assim, transformou o transporte convencional de elevadores em sistemas de metrô verticais. 

A tecnologia de elevadores denominada ‘Multi’ aumenta a capacidade e a eficiência de transporte, ao mesmo tempo em que reduz a área dos elevadores e as cargas de pico da fonte de alimentação dos edifícios.
A presença de várias cabines no mesmo poço, que se movimentam em sentido vertical,
permitirá que os edifícios adotem diferentes alturas, formatos e finalidades, acrescentou a companhia. 

O design do sistema é capaz de incorporar várias cabines de elevadores autopropulsadas no mesmo poço, girando em círculos, o que aumenta a capacidade de transporte em 50% e torna possível a redução do espaço de elevadores nos
edifícios em até 50%. 

O design dos edifícios não será mais limitado pela altura ou pelo alinhamento vertical dos poços de elevadores, segundo a companhia. Isso gera possibilidades que pareciam impossíveis aos arquitetos e desenvolvedores de edifícios. 

“À medida que a natureza das construções de edifícios evolui, é necessário adaptar os sistemas de elevadores para melhor atender às necessidades dos edifícios e o grande volume de passageiros”, afirmou Andreas Schierenbeck, diretor geral da ThyssenKrupp Elevator AG.

Autor: Estadão.com.br