Óculos leem pensamento de quem está a sua volta

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos EUA, está desenvolvendo uma espécie de óculos raios-X, capaz de decifrar o que pessoas à sua volta estão pensando. Isto porque ele vem com uma câmera embutida que analisa as expressões faciais do outro, comparando com um “banco de dados de emoções”.

Os óculos foram pensados inicialmente com o objetivo de auxiliar autistas a interagir mais facilmente com outras pessoas. A equipe de cientistas, porém, viu aplicações mais amplas à invenção. Eles afirmam que utilizar a tecnologia durante uma conversa com alguém ajuda o usuário a descobrir se a pessoa está entediada ou perdendo o interesse, por exemplo.

Uma câmera do tamanho de um grão de arroz, embutida na armação dos óculos, é conectada por um fio a um pequeno computador, que pode ser colocado até mesmo no bolso de quem está usando. A câmera monitora quantas vezes e por quanto tempo 24 expressões pré-determinadas em um banco de dados aparecem no rosto do indivíduo.

O sistema – que analisa os dados por meio de um programa desenvolvido no MIT – fala então suas conclusões ao usuário por meio de um fone de ouvido e três luzes acopladas aos óculos. Assemelha-se aos semáforos de trânsito: uma luz vermelha indica que o outro está sentindo algo negativo; a amarela diz que está moderadamente interessada; e a verde confirma felicidade e alegria.

Por enquanto, a tecnologia não passa de um protótipo, que conseguiu acertar os pensamentos de pessoas em 64% dos testes – número que deve aumentar em breve, com algumas adaptações ao sistema.

Autor: Revista Galileu