Uma visita ao maior túnel de vento automotivo do mundo

Nos últimos trinta anos, engenheiros do Laboratório de Aerodinâmica da GM têm melhorado a economia de combustível em automóveis com isto, o maior túnel de vento do mundo projetado para aplicações automotivas. Nesta semana, aniversário de 30 anos do túnel, vamos dar uma olhada em como ele é por dentro.

Posto em funcionamento em agosto de 1980, o túnel de vento é o maior do seu tipo dedicado para a indústria automotiva. Mas não é só um título pomposo. Nas últimas três décadas, graças ao túnel de vento, engenheiros conseguiram cortar o coeficiente aerodinâmico dos carros da GM em cerca de 25%.

Para ilustrar os benefícios, a GM afirma que os avanços obtidos, sem nenhuma outra alteração, resultaram em uma melhoria combinada de cerca de 0,85 a 1,3 km/l. É o equivalente a uma economia anual de 340 a 1400 reais com a gasolina a 2,75 o litro (preço médio em Brasília).

“Há três formas para se melhorar a economia de combustível – reduzir o peso do veículo, aumentar a eficiência do motor e melhorar a aerodinâmica”, disse Charlie Klein, diretor da GM para Massa, Energia e Aerodinâmica. “Dos três, a aerodinâmica é normalmente a que apresenta o melhor custo-benefício para melhorar a eficiência”. Também tem o efeito infeliz de fazer um sedã se parecer com um ovo cortado ao meio.

Isso se deve ao fato de que é geralmente o formato mais aerodinâmico para um quatro portas. Aerodinâmica é o gerenciamento eficiente do fluxo de ar – medido como arrasto – trabalhando contra o veículo. O fluxo de ar em volta do veículo afeta a aceleração, estabilidade, refrigeração, conforto, visibilidade e especialmente a eficiência energética (combustível). Sendo o EPA (Agência de Proteção Ambiental dos EUA), a resistência do ar influi em 13% no consumo de combustível. Para SUVs, o efeito é ainda maior, por volta de 22% do combustível utilizado. O que faz sentido – já que geralmente têm o formato de tijolos.

Nós não somos os únicos a brincar no túnel de vento da GM nesta semana. A Fox Business mandou um pobre coitado para o túnel e ligou o ventilador para soprar ventos de 200 km/h. Esse é o resultado da brincadeira:

Autor: Jalopnik