Ponte Vasco da Gama

A localização foi escolhida por forma a que a Nova Travessia aliviasse o congestionamento de tráfego na Ponte 25 de Abril e que evitasse que o tráfego pesado que se desloca entre o Norte e o Sul do País entrasse na cidade de Lisboa.

Este projecto, que foi concluído num apertado prazo de construção de modo a permitir o fácil acesso à Expo’ 98, incluiu igualmente o projecto de expropriações e realojamento, que pela primeira vez em Portugal, ficou a cargo de uma entidade privada.

Uma das grandes preocupações deste gigantesco projecto foi sempre a preservação do meio ambiente em que se inseriu ( Parque Natural do estuário do Tejo), dando origem a um vasto programa ambiental implementado desde o inicio da construção e que incluiu, entre outras coisas, a recuperação das Salinas do Samouco localizadas na Zona de Protecção Especial. Foi também necessário proceder-se ao realojamento de 300 famílias. 

A construção da Ponte Vasco da Gama sobre o Rio Tejo pela Lusoponte, está agora escrita nos anais da história da engenharia civil como um dos maiores e mais bem sucedido projecto do Séc. XX.

O reconhecimento Internacional desta obra está bem patente através da atribuição do primeiro prémio pela prestigiada Instituição Ibero-Americana de Arquitectura e Engenharia Civil, durante o ano 2000.

A Ponte apresentou um custo de 897 milhões de Euros.

Todo o trabalho do projecto foi levado a cabo por um consórcio de quatro empresas: Kvaerner Technology Ltd.; EEG – Europe Etudes Gecti; COBA -Consultores para Obras, Barragens e Planeamento ; e a PROPONTE – Projectos de Pontes e Estruturas Especiais. Os projectos foram, por sua vez, verificados por um consórcio independente, “Tejo Ponte Control”, constituído pela A2P Consult, Estudos e Projectos Lda, Hyder Consulting Ltd., Provia Consultores de Engenharia Lda., e a Tudor Engineering Company.

Estatisticas da Construção

Comprimento total da travessia 17.185 m

Comprimento total das estruturas em ponte e viadutos 12.345 m 

Comprimento do acesso até Sacavém 945 m

Comprimento do Viaduto Norte 488m (11 vãos)

Comprimento do Viaduto da Expo 672m (12 vãos)

Comprimento da Ponte Principal 826 m

Comprimento do vão principal 420 m

Altura dos pilares do vão principal 148 m

Altura livre para a navegação 47 m

Comprimento do Viaduto Central 6.531m (80 vãos) 

Comprimento do Viaduto Sul 3.825m (84 vãos)

Comprimento do acesso até ao Montijo 3.895 m

Número de caixotões 81

Volume total de betão 730.000 m3

Peso do aço em armaduras 100.000 toneladas

Total de vigas – tabuleiro pré-fabricadas 150 

Volume total de movimentação de terras 1.400.000 m3

Área total de tapete betuminoso 400.000 m2

Número máximo de trabalhadores 3.300

Prazo da construção Fevereiro de 1995 a Março de 1998

» 1991 – Governo Português toma a decisão de construir uma Segunda Travessia sobre o Tejo.
» 1994 -A LUSOPONTE, consórcio de empresas Portuguesas, Inglesa e Francesa ganha o concurso público Internacional para a concessão do projecto, construção, financiamento e exploração da nova travessia.
» 1995 – Dá-se inicio á construção da Ponte Vasco da Gama.
» 29 de Março de 1998 – Abertura ao Tráfego da Ponte

Autor: Engenharia Civil – A arte do engenho – Portugal