Livro – A engenharia mecânica na Escola Politécnica da USP e suas contribuições para a sociedade brasileira

Formar profissionais competentes e prover conhecimento tecnológico para o desenvolvimento econômico e industrial do Brasil é a missão da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP) desde sua fundação, há 120 anos.

Para contar uma parte desta história, o Departamento de Engenharia Mecânica da Poli/USP lançou dia 6 de junho, o livro A Engenharia Mecânica na Escola Politécnica da USP e suas contribuições para a sociedade brasileira,editado pela EDUSP e escrito por Shozo Motoyama e Marilda Nagamini.

A Engenharia Mecânica na Escola Politécnica da USP e suas contribuições para a sociedade brasileira discorre sobre a atualidade do Departamento e sua relação com a Escola Politécnica, abrange a história de criação do curso desde a atuação de Paula Souza, a posterior criação da Universidade de São Paulo e o desdobramento em outros dois cursos, engenharia de produção e mecatrônica.

A pesquisa e o ensino no Departamento são analisadas nos três últimos capítulos, concluindo-se o livro com a apresentação das perspectivas para o futuro.

O livro tem prefácio do Prof. José Roberto Cardoso e apresentação dos Profs. Ronaldo de Breyne Salvagni, Celso Pupo Pesce e Jurandir Itizo Yanagihara.

Autor: Assessoria de imprensa