novembro, 2019

2019ter19nov08:3012:30Workshop Governança Metropolitana08:30 - 12:30 Instituto de Engenharia - Av. Dr. Dante Pazzanese, 120 – V. Mariana - São Paulo / SPTipo de evento:Geral,Seminários

Detalhes do evento

 

 

Quer fazer parte do Instituto de Engenharia? Confira nossas vantagens:

 

Os moradores das regiões metropolitanas brasileiras sofrem, cada vez mais, o impacto de um modelo de transporte público desagregado, em que os governos municipais e estaduais, isoladamente, planejam, financiam, implantam, operam, mantêm, instituem tarifas e avaliam o desempenho dos serviços prestados à população. Isso impede que as cidades dos aglomerados urbanos assegurem condições satisfatórias de segurança, capacidade e regularidade da operação dos transportes em rede com integração tarifária, intermodalidade e interoperabilidade.

O Instituto de Engenharia, cumprindo com o seu papel histórico de promover a engenharia em benefício do desenvolvimento brasileiro e da qualidade de vida de sua população, promove este Workshop, em que serão abordados e exemplificados os aspectos de planejamento operacional, meios de pagamento, comunicação, sistema centralizado de controle operacional, integração tarifária de exemplos bem sucedidos de entidades organizadas na regulação de transporte público de regiões metropolitanas. Serão abordados e exemplificados os aspectos e equipamentos para: planejamento operacional, aplicação de pesquisas O/D na definição percursos do cidadão, gestão de informações, meios de pagamento, comunicação e sistema centralizado de controle operacional.

 

PROGRAMAÇÃO*:

 

08h30 – Café e credenciamento

 

9h – Abertura

  • Eduardo Lafraia – Presidente do Instituto de Engenharia
  • Jean Carlos Pejo – Assessor Especial do Ministro de Estado do Desenvolvimento Regional
  • José Carlos Rodrigues Martins – Câmara Brasileira da Industria da Construção (CBIC)
  • Vicente Abate – Presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER)
  • Ailton Brasiliense Pires – Presidente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP)
  • Jurandir Fernando Ribeiro Fernandes – Presidente da Associação Internacional do Transporte Público – America Latina (UITP Latin America)
  • Pedro Armante Carneiro Machado – Presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP)

 

9h20 – Governança na França

  • Françoise Méteyer-Zeldine – Conselheira para o Desenvolvimento Sustentável no Serviço Econômico da Embaixada da França

 

9h40 – Governança na Alemanha

  • Gustavo Gardini – Diretor de Negócios da Deutsche Bahn Brasil

 

10h – Governança Metropolitana nas Parcerias Público-Privadas (PPP’s)

  • José Carlos Medaglia – Subsecretário de Parcerias, Arranjos Institucionais e Cooperação Internacional da Secretaria Executiva do Ministério do Desenvolvimento Regional

 

10h20 – Mobility as a Service (MaaS) na Governança Metropolitana e meios de pagamentos

  • Luiz Fernando Portella – CCO Calypso Network Association e conselheiro do Instituto de Engenharia

 

10h40 – Sistemas Inteligentes de Transporte na Gestão Metropolitana

  • Mauricio Consulo – Vice-presidente da América Latina da Clever Devices e Membro da APTA

 

11h – Debate

  • Ivan Metran Whately – Diretor Departamento Mobilidade e Logística do Instituto de Engenharia (moderador)
  • Stenio Franco – Consultor UITP
  • Flamínio Fichmann – Consultor
  • Pedro Pereira Benvenuto – Consultor
  • Luiz Celio Bottura – Consultor

 

11h40 – Esclarecimentos e perguntas

 

12h20 – Encerramento

  • Eduardo Lafraia – Presidente do Instituto de Engenharia

 

*Sujeito a alterações.

 

PALESTRANTES:

 

Flamínio Fichmann

Arquiteto e Urbanista pela Universidade Mackenzie. Trabalhou na administração pública por 14 anos (CET e EMTU/SP). É sócio e diretor da Projeto 34 – Arquitetura e Engenharia, empresa que executou inúmeros planos e projetos no Brasil e exterior, de rodovias, BRTs, metrôs, trens e atividades relacionadas a mobilidade urbana junto para órgãos públicos e empresas particulares.

Foi consultor da Socicam e do INST – Instituto Nacional de Segurança no Trânsito; Diretor da ONG Bairro Vivo, Presidente do Comitê de Trânsito da Agência Brasil de Segurança – ABS e Professor do Curso de Pós Graduação “Gerente da Cidade” da FAAP.

 

Resultado de imagem para Françoise Méteyer-Zeldine

Françoise Méteyer-Zeldine

Pós-graduada em economia na Universidade Panthéon-Sorbonne, em Paris. É atualmente Conselheira para o Desenvolvimento Sustentável no Serviço Econômico da Embaixada da França.  Ela trabalha há 30 anos no campo do Meio Ambiente e dos Transportes na França e no exterior. Foi diretora de relações internacionais do Centro de estudos e expertise sobre os Riscos, o Meio Ambiente, a Mobilidade e o Ordenamento Territorial (Cerema), foi igualmente responsável da cooperação com América Latina no Serviço internacional do Ministério de Obras Públicas e chefe do setor dos Transportes, Meio Ambiente e Construção na Missão Econômica da Embaixada da França no Brasil há 15 anos. Como consultora, dirigiu estudos e projetos internacionais para bancos estrangeiros, se especializou em economia dos transportes e publicou artigos e livros sobre este assunto.

 

Gustavo Gardini

É diretor de Negócios da Deutsche Bahn Brasil, subsidiária do grupo alemão Deutsche Bahn que ajudou a fundar no País em 2012. O grupo DB é um dos líderes mundiais em transporte multimodal de passageiros e cargas, presente em 130 países. É também diretor do Departamento de Infraestrutura da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP e Membro do Conselho Consultivo da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Graduou-se em Gestão Ambiental e Sustentabilidade pela Universidade Tecnológica de Cottbus, na Alemanha, frequentou cursos de Engenharia Civil na UFMG, no Brasil, e de Engenharia de Produção no Politecnico di Milano, na Itália.

Estudioso em melhores práticas alemãs de transportes, vem trabalhando há dez anos com experts da DB Alemanha e parceiros brasileiros em projetos estratégicos no Brasil envolvendo regulação, modelagens institucionais e planos diretores, buscado contribuir para o desenvolvimento do setor metroferroviário no País. Entre os projetos destacam-se o PAM-TL Plano de Ação da Macrometrópole Paulista de Transportes e Logística que incluem as metrópoles de São Paulo, Campinas, São José dos Campos, Santos, Sorocaba e Jundiaí; o PELC-RJ Plano Estratégico de Logística e Cargas do Estado do Rio de Janeiro, entre outros.

 

José Carlos Medaglia Filho

Engenheiro Civil formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) no ano de 1985, e pós-graduado em Construção Civil pela mesma universidade em 2002. MBA em Gerência de Projetos pela Escola Superior de Administração de Brasília (ESAD) em 2009. É subsecretário de Parcerias, Arranjos Institucionais e Cooperação Internacional do Ministério do Desenvolvimento Regional.

 

Luiz Fernando Portella

É CCO da Calypso Networks Association para América Latina, com sede na Bélgica, Paris e São Paulo. Uma associação de Operadores de Transporte e Industrias fornecedores de soluções em meios de pagamentos para transporte público em mais de 28 países há mais de 25 anos desenvolvendo padrões abertos em bilhetagem eletrônica não proprietária.

Portella também é Conselheiro, responsável pela Mentoria a serviço da Engenharia no Instituto de Engenharia, e palestrante; e CEO da NBO Participações e Serviços.

Se formou em Engenharia pela FEI, pós-graduado em Adm. de Empresas (FGV), Análise de Sistemas (Datamec), Marketing Industrial (Mauá) e Marketing Estratégico (GE-Camp).

Há mais de 40 anos com forte participação internacional em projetos de transporte público e logística, com diversos projetos operados por sua empresa NBO.

Foi executivo de multinacionais como, ESSO, Alfa-Laval e GE, participou de vários projetos na América Latina, Europa e EUA, voltados para  o “cidadão” cliente do transporte público.

Hoje transfere conhecimento das melhores práticas de bilhetagem eletrônica, ITS e  Plataforma MaaS em projetos no Brasil, Chile, Paraguai, Peru, Colômbia e México, entre outros. Desenvolve programas de capacitação em conjunto com entidades afins.

 

Pedro Pereira Benvenuto

Engenheiro Elétrico pela Faculdade de Engenharia Industrial, com Pós-graduação em Administração de Empresas na Universidade Mackenzie. Possui aperfeiçoamento em Projetos de Parcerias com o Setor Privado:

  • Commercialisation, Rehabilitation and Liberalisation of Railways – Adam Smith Institute em Londres;
  • Infrastruture in Market Economy – Harvard University;
  • Privatización y Regulación de Servcios e Infraestructuras de Transporte – Universidad de Las Palmas de Gran Canaria.

No setor público, atuou como Secretário Executivo do Conselho Gestor de Parcerias Público-Privadas, Secretário Executivo do Conselho Diretor do Plano Estadual de Desestatização (PED), Coordenador de Planejamento e Avaliação da Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Regional (SPDR), Coordenador de Planejamento e Gestão da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos (STM), Diretor de Engenharia da CPTM, Diretor de Planejamento da CPTM e Diretor de Planejamento do Metrô de São Paulo.

Foi Secretário Executivo da Câmara Metropolitana de Transportes, órgão consultivo do CODEGRAM – Conselho Deliberativo da Grande São Paulo, Diretor Executivo Adjunto da ANTP – Associação Nacional de Transportes Públicos, Vice Presidente da ALAMYS – Associação Latino Americana de Metros e Subterrâneos e Diretor Executivo do Departamento de Transportes do Instituto de Engenharia. Atualmente é Sócio Diretor da BENVENUTO ENGENHARIA LTDA, que atua na engenharia consultiva e em especial na estruturação de projetos da para concessão e PPP.

 

Stenio Franco

 

PATROCÍNIO:

 

Imagem relacionada

 

Resultado de imagem para Calypso Network Association

Imagem relacionada

 

 

 

 

APOIO TÉCNICO:

 

Resultado de imagem para abiferImagem relacionadaResultado de imagem para cbic

Resultado de imagem para MOBILITAS

Resultado de imagem para uitp

 

 

APOIO INSTITUCIONAL:

 

Imagem relacionada

 

REALIZAÇÃO:

Eng. Jerônimo Cabral Pereira Fagundes Neto – Vice-presidente de Atividades Técnicas
Eng. Ivan Metran Whately – Diretor do Deptº. de Engenharia de Mobilidade e Logística

Hora

(Terça-feira) 08:30 - 12:30

Localização

Instituto de Engenharia - Av. Dr. Dante Pazzanese, 120 – V. Mariana - São Paulo / SP

X
X
X
X
X