Oportunidades de Voluntariado

Atualmente, o Instituto de Engenharia conta com cerca de 150 voluntários que contribuem com estudos e a realização de palestras e seminários, que têm como objetivos direcionar o desenvolvimento do País e o crescimento profissional dos engenheiros. Para que continuemos avançando e servindo para o bem público, precisamos da sua ajuda. Seja um voluntário no Instituto de Engenharia! Se você está interessado em ser voluntário uma vez ou em uma base recorrente, remotamente ou pessoalmente, como associado ao Instituto de Engenharia ou não, inscreva-se! Dedique o seu tempo e conhecimento para uma causa que é importante para você. Veja abaixo quais oportunidades correspondem ao seu perfil. Em breve, teremos outras propostas de áreas e projetos onde você poderá atuar.

Confira abaixo as oportunidades

ASSOCIADO VIRTUAL

O Instituto de Engenharia está com um novo ambiente online que chega para modernizar e facilitar as relações associativas. Com ele é criada a figura do Associado Virtual.
O objetivo é abrir as portas do Instituto de Engenharia para profissionais e estudantes – de qualquer parte do País – que queiram exercer a sua cidadania. Com o Associado Virtual as pessoas poderão ter uma postura mais próxima e ativa no dia a dia desta Casa, participando de ou contribuindo com discussões on-line e disseminando os trabalhos e o Instituto de Engenharia dentro de sua comunidade. Os trabalhos do IE vão muito além da cidade de São Paulo, nossa visão é para o desenvolvimento de Projetos Brasil. 
Confira os requisitos abaixo e venha fazer parte e ajudar a construir e divulgar, em sua cidade, esse novo movimento do Instituto de Engenharia. Seja um voluntário!
 
Requisitos:
  • Atuar nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia ou Matemática.
  • Espírito participativo.
 

GOVERNANÇA METROPOLITANA DOS TRANSPORTES

Milhões de viagens realizadas todos os dias, com origem/destino em um dos 39 municípios da Região Metropolitana de São Paulo. Milhões de passageiros transportados num dos maiores aglomerados urbanos do mundo, em que cada cidade e o Estado têm sistemas distintos de transportes. Um sistema em que convivem ônibus urbanos e intermunicipais, trens e metrô, que compartilham ruas e avenidas com uma frota gigantesca de veículos leves e pesados, sem contar ciclistas e pedestres. Como organizar esse cenário de forma a garantir, no futuro, uma mobilidade de qualidade em toda a Região?
 

DOE UMA AULA/PALESTRA

O Instituto de Engenharia é uma instituição centenária, cuja missão é fomentar a Engenharia, não só do ponto de vista técnico, mas também da cidadania.
Contamos com um corpo técnico altamente qualificado que vem desenvolvendo diversas atividades, tais como palestras, cursos, eventos e debates técnicos, nos mais variados ramos da engenharia.
No de 2018, ultrapassamos a marca de 100 atividades e estamos muito contentes, mas embora seja uma quantidade razoável, não é nada perto, da quantidade de temas que existem para serem abordados.
Pensando nisso, e buscando ampliar nossas ações, estamos recrutando, professores, palestrantes e especialistas, que queiram fazer a diferença e estão dispostos a ceder parte do seu tempo em prol da sociedade.
Doe uma aula ou palestra para o Instituto sobre um tema que envolva temas de Ciências, Tecnologia, Engenharia ou Matemática. Esses temas são baseados no conceito STEM – Science, Technology, Engineering and Math – essenciais para a formação de profissionais e cidadãos do futuro.
Além de ajudar o Instituto de Engenharia, você estará promovendo o seu trabalho.
Essas aulas aula ficarão disponíveis na Nova TVEngenharia. Participe!
 

DESAFIO DE ENGENHARIAS

O Instituto lançou o Desafio de Engenharias 2019, cujo objetivo é estimular as escolas de Engenharia a propor soluções inovadoras.
Aqui, convidamos você a participar dos bastidores desse projeto como voluntário.
Como? Clique em “Participe” e tenha a resposta.

HAPPY HOUR DOS NOVOS ASSOCIADOS

Das mais de cinco mil pessoas que participam anualmente das ações promovidas pelo Instituto de Engenharia, grande parte são de associados à Casa,  que prestigiam as ações ou fazem acontecer.
Todo mês, fazemos um happy hour na nossa sede para receber os novos associados. É o momento de nos conhecermos melhor e, também, de bater um papo sobre o dia a dia e as perspectivas do Instituto. Nesse dia, quem não é associado também pode participar!
Para tornar essa encontro ainda melhor, estamos convidando bandas e músicos que queiram, voluntariamente, apresentar seu trabalho, com músicas autorais ou covers no dia do happy hour. É uma oportunidade de você divulgar o seu trabalho para mais de 100 mil pessoas alcançadas nas nossas redes sociais e site.
O Happy Hour acontece toda a primeira terça-feira do mês, às 19h.
 

Sobre o IE

Fundado em 1916, o Instituto de Engenharia é uma sociedade civil sem fins lucrativos e referência de confiabilidade. Seu quadro de associados é constituído por personalidades importantes da engenharia, firmando-se como uma das mais conceituadas entidades do ramo no Brasil. Em sua sede, no bairro de Vila Mariana, em São Paulo, são realizados diversos eventos, cursos, palestras e organizadas visitas técnicas com o objetivo de promover a troca de informações e o desenvolvimento da qualidade e da credibilidade dos profissionais, a valorização da engenharia e o avanço científico e tecnológico do País.

vídeos com formatos .avi, .mpg, .mkv, .webm, .mov ou .mp4 e tamanho até 32 megas
X