Agenda - Palestras


Técnicas construtivas alternativas, sustentáveis e aprimoradas

Palestrante Ricardo Costa

Data 13 de dezembro de 2017

Início 19h00

Término 21h30

Local Instituto de Engenharia - Av. Dr. Dante Pazzanese, 120 – Vila Mariana - São Paulo /SP


2017-12-13



Programação

Resumo: Será apresentado aos colegas inovadores, técnicas construtivas, contemporâneas e sustentáveis, que circundem diferentes áreas da construção. Abordando tanto métodos formais de aplicação e uso, assim como outros inovadores. Ressaltando que inovador, não é necessariamente “o novo”, mas que visita o arcaico, propondo movimento/mudança, unindo tanto os sentimentos de nostalgia, com praticidade, economia, sustentabilidade, segurança, conforto e dignidade.


Apoio Institucional:




Realização:
Eng. Jerônimo Cabral P. Fagundes Neto – Vice-Presidente de Atividades Técnicas
Eng. Roberto Kochen – Diretor do Depto. de Engenharia do Habitat e Infraestrutura
Eng. José Manoel de O. Reis – Coord. da DT de Construção Sustentável e Meio Ambiente


Observações

Sobre o palestrante

Ricardo Costa (Arquiteto em licenciamento no Brasil)
Licenciado nos Estados Unidos para desenhar, calcular e edificar projetos residenciais, comerciais e governamentais.
Desenvolvendo e aprimorando técnicas de arquitetura, engenharia, design e combinando as mesmas com novos materiais, desde 1995.
Focando em técnicas e materiais que fossem propositivos tanto por uma lupa sustentável, financeira, de segurança, ergonômico, conforto e dignidade.
Dessecando métodos, materiais e técnicas milenares esquecidas ou julgadas obsoletas. Renovando e aprimorá-las para o uso no nosso dia a dia.
RELACIONANDO O ARCÁICO COM O CONTEMPORÃNEO – BENEFÍCIOS E DESVANTAGENS DE AMBOS. COMO INTEGRÁ-LOS E MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA DOS INDIVÍDUOS E DO MEIO AMBIENTE.
A arquitetura e o arquiteto, tem a habilidade e responsabilidade de proporcionar habitações e edificações que sejam seguras, saudáveis, confortáveis e dignas a todos. A única diferença entre projetos, cabe à dimensão, e tipo de materiais utilizados.
Nos últimos 22 anos, através de suas empresas e em parcerias, edificou utilizando tanto métodos contemporâneos como tradicionais. Mas seu foco voltado para o adobe artesanal (tijolos e taipas de pilão), fardos de palha, vidro, pedras, isopor (reciclando), madeira, e inúmeros outros.




Conheça a estrutura do Instituto e o que ele pode oferecer para você