Entrega do título Eminente Engenheira do Ano para Tânia Cosentino

Com a missão de valorizar a Engenharia e o desenvolvimento da qualidade de vida da sociedade, o Instituto de Engenharia outorga, desde 1963, o título de Eminente Engenheiro do Ano em reconhecimento aos profissionais que se destacaram em seu meio e/ou que tenham uma carreira marcada por contínuas contribuições para a elevação e para o aprimoramento da Engenharia.

Neste ano, a homenageada é a engenheira Eletricista, Tânia Cosentino que, em seus quase 40 anos de experiência profissional, desenvolveu uma carreira de sucesso, com bastante foco nos temas de sustentabilidade e diversidade e inclusão.

Atualmente, é presidente da Microsoft Brasil que, sob sua gestão, criou em 2019 o programa Women Entrepreneurship (WE), com o foco em estimular o empreendedorismo feminino em startups de base tecnológica, que tenha pelo menos uma mulher entre os acionistas da empresa.  A Microsoft Brasil foi, por duas vezes consecutivas, em 2020 e 2021, considerada a Melhor Empresa para se Trabalhar pelo Great Place to Work e ocupa a 1ª posição no setor de tecnologia no Ranking Merco de Responsabilidade ESG Brasil de 2020 e 2021.

Com a maior parte de sua carreira em multinacionais nos setores elétrico e de automação industrial, em 2000, desenvolveu na Schneider Electric, uma jornada executiva de sucesso, sendo a primeira mulher e brasileira a assumir a presidência da subsidiária da Schneider no Brasil. Em 2013 se tornou presidente da América do Sul e, em 2018, assumiu a vice-presidência global de qualidade e satisfação do cliente.

É líder ativa dos programas HeForShe e WEP (Women Empowerment Principles), da ONU Mulheres e do Pacto Global. Entre outros feitos, é uma das 10 pioneiras em atuar nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Pacto Global da ONU em 2017.

Em outubro, o Instituto de Engenharia tem a honra de ter em sua história a engenheira Tânia Cosentino, como um marco da força da mulher na Engenharia.

Evento reservado para associados e convidados.