Parque Minhocão em São Paulo ganhará novos espaços de lazer e descanso em 2022

llustração do projeto: canteiros ao lado e ciclovia no centro (Crédito: Lerner Arquitetos Associados/Divulgação)

Você conhece o Minhocão? Pois saiba que ele já cinquenta aninhos! Trata-se de um viaduto localizado em São Paulo, inaugurado no ano de 1971 em meio a um plano de urbanização e expansão rodoviária. O problema é que a estrutura ficou muito perto dos prédios ao redor e os moradores não aguentavam o barulho e a falta de privacidade.

Com o tempo, o Minhocão virou, em parte, endereço de muitas famílias carentes, mas também um parque de lazer nos finais de semana – quando fica fechado ao tráfego de veículos, algo que acontece desde 2016.

“O que antes era um atalho, o Minhocão acabou se tornando uma erosão da trama urbana, deprimindo a paisagem, deteriorando as relações de vizinhança, desvalorizando os edifícios.”

O que vai acontecer agora? A prefeitura vai instalar novas estações de descanso, com bancos e tablados, no setor do Elevado João Goulart. Isso significa novos espaços de lazer!

No total, será gasto quase um milhão de reais, englobando pinturas lúdicas nos canteiros centrais e laterais – que começarão a ser realizadas já em 2022.

Lembrando que, recentemente, o escritório do Arq. Jaime Lerner, que nos deixou neste ano, foi chamado pelo Sindicato de Habitação de São Paulo para justamente repensar o centro de São Paulo. E foi nessa época que várias ideias foram apresentadas para o Parque Minhocão. Confira algumas delas a seguir!

Fonte: Engenharia 360