Conheça os fatores que influenciam na produção de energia eólica

Sabemos que a energia eólica é a energia produzida através do vento, por isto os fatores que influenciam na produção de energia eólica são predominantemente meteorológicos.

Os ventos originam-se como resultado da variação da pressão atmosférica entre duas regiões. Fatores macro e microescala são responsáveis pela formação dos ventos predominantes, assim como os fatores de topo e microescala têm influência na geração dos ventos locais.

Os três fatores que influenciam na formação dos ventos, afetando a produção de energia eólica são:

Temperatura

Devido ao aquecimento solar, os ventos com maior velocidade ocorrem durante o dia. A massa de ar também difere na temperatura, interferindo assim com a velocidade do vento.  Uma massa de ar quente é menos densa do que uma massa de ar frio. Portanto, uma massa de ar quente contra uma massa de ar frio causará vento. O oposto também influencia: Uma massa de ar frio em contato com uma massa de ar quente irá produzir vento, interferindo com a produção de energia eólica.

Pressão do ar

A pressão do ar diminui à medida que a altitude aumenta. Na superfície do solo, existem diferentes tipos de elevação do terreno. Tipicamente, o vento sopra horizontalmente de locais de alta para baixa pressão.

A velocidade do vento é determinada pela diferença na pressão do ar, ou entre duas áreas. Quanto maior for a diferença, maior é a velocidade do vento, aumentando a produção de energia eólica naquela região.

Aceleração centrípeta

A aceleração centrípeta aumenta a velocidade do vento e influencia a direção que ele pode tomar. Esta aceleração cria uma força e faz com que o vento flua em direção ao centro de rotação, que está a baixas ou altas pressões. Ventos a baixa pressão, chamados ciclones, fluem em direção ao hemisfério norte. Por outro lado, ventos fortes em sistemas de alta pressão, conhecidos como anticiclones, fluem na direção inversa do hemisfério norte.

Fonte: Engenharia360