Otimização de espaço – Índia instala painéis solares sobre rio para reduzir evaporação

Além de gerar energia limpa, a Índia resolve o problema com evaporação intensa de água - painéis solares sobre o rio são a solução.

Imagem reproduzida de Agora Sustentabilidade

Usinas solares, também chamadas de Complexos Solares ou Parques Solares, são grandes centrais geradoras de energia elétrica que utilizam placas fotovoltaicas. Esses equipamentos transformam, de forma direta ou indireta, a energia da luz do sol em eletricidade.

Países do mundo inteiro conhecem suas vantagens e o investimento nesse tipo de geração aumenta a cada dia. Placas solares em telhados residenciais e industriais sempre foi uma maneira de otimizar espaço nas instalações. Agora, países que enfrentam problemas com períodos de secas podem seguir o exemplo da Índia – painéis solares sobre rios.

Painéis solares sobre rio na Índia

Os chamados ‘painéis solares voadores’ foram instalados em 2012 sobre o canal de Gujarat, na Índia. Além de gerar energia elétrica, esse tipo de fundação garante a redução da evaporação do rio. Ao todo, a rede do canal de Gujarat tem 532 quilômetros e, de acordo com a GSECL (Gujarat State Electricity Corporation Limited), se 30% dessa extensão fosse utilizada para instalação de usinas fotovoltaicas, a capacidade seria de 18GW.

Assista a um vídeo de Punjab, onde os painéis solares REC suspensos por cabos acima dos canais estão economizando 73 milhões de litros de água canalizados para fazendas locais, enquanto geram 8,4 milhões de kW de energia anualmente desde 2017!

Exemplos semelhantes

Outro país interessado nesse sistema de geração e proteção de água é os Estados Unidos. A Califórnia, por exemplo, possui a maior rede de canais de irrigação do mundo; com 290 dias anuais de sol médio, seu problema com escassez de água é sério. A saber, em estudo de avaliação, foi constatado que a economia poderia chegar a 63,5 bilhões de galões de água evaporados anualmente.

Estudiosos acreditam que cobrir os canais da Califórnia com painéis solares pode criar uma economia de custos – de conservação de água, custos imobiliários, manutenção de ervas daninhas aquáticas e produção de eletricidade aprimorada – que compensa o aumento do custo de construção de painéis solares mais complexos. Além disso, o estado usa bombas d’água movidas a diesel para impulsionar o fluxo dos canais, que poderiam ser substituídos pela quantidade de 15-20 geradores por megawatt de energia solar.

Prêmio de Inovação

O projeto-piloto da Gujarat State Electricity Corporation Limited, citado anteriormente, ganhou o prêmio de Melhor Projeto na Administração Pública para o ano de 2015.

Devido ao sucesso do projeto, diversas outras usinas foram instaladas no país, como a usina de 10 MW na cidade de Vadodara e a usina de 1 MW em Karnataka. Além dessas usinas, também houve a instalação de uma usina em Andhra Pradesh.

Fonte: Engenharia 360