Engenharia Ferroviária e Metroviária: qual a importância para a qualidade de vida da população e economia do país?

Alguns temas não são novidades no mundo da Engenharia. Contudo, não é novidade que o nosso país está atrasado em várias tecnologias desse setor científico. O sistema ferroviário e metroviário brasileiro é um exemplo. Mas, apesar das resistências de alguns e dificuldades financeiras que vários estados enfrentam, sua malha vem recebendo investimentos para a expansão.

No mundo, um objetivo entre muitos projetistas é encontrar meios de criar mais vias ferroviárias e metroferroviárias sustentáveis. Lembrando que o desenvolvimento dessa indústria aqui no Brasil garantiria uma melhor mobilidade em áreas urbanas. E, pensando nisso, muitas empresas têm lançado ideias para tornar esse grande país emergente mais moderno. Contudo, para isso, a sociedade e seus governantes precisam permitir que seja realizado, de fato, a implantação dessas novas tecnologias e soluções!

O que engenheiros ferroviários e metroferroviários fazem, na prática?

Engenheiros especialistas nessas áreas são capazes de:

  • projetar vias,
  • desenvolver a manutenção da malha ferroviária e metroferroviária,
  • criar planos para impedir que aconteçam acidentes nos trilhos e ruas do país,
  • controlar a circulação das locomotivas,
  • resolver problemas técnicos, e
  • auxiliar os maquinistas.

    Possíveis atuações no mercado de Engenharia

    Depois de tudo que foi dito nos parágrafos anteriores, entendemos a importância da formação de profissionais em Engenharia Ferroviária e Metroviária em um país como o Brasil. Tendo mais especialistas no assunto trabalhando em nosso território, envolvidos sobretudo em obras públicas, poderíamos construir sistemas de malhas viárias mais ágeis, práticas, econômicas, seguras e sustentáveis. Isso seria bom para a qualidade de vida da população e economia do país!

Características essenciais aos profissionais

O dia-a-dia de trabalho do engenheiro ferroviário e metroviário envolve atividades de projeto e manutenção de locomotivas, vagões e carros de passeio em como a manutenção e instalação de vias, preparo de materiais para sistemas de transporte veiculares ferroviários e metroviários, adequação da sinalização e operação viária, e a legislação e gestão de empreendimentos metroferroviários. Agora, é possível, em casos especiais, que esse tipo de profissional também exerça tarefas em áreas interdisciplinares, se envolvendo com casos de outras engenharias – como elétrica, mecânica e metalúrgica. Por isso, seus conhecimentos precisam ser amplos!

Fonte: Engenharia 360