Vice-Almirante Ney Zanella dos Santos é o Eminente Engenheiro do Ano 2019

Crédito: Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A. - Amazul

Desde 1963, o Instituto de Engenharia outorga o título de Eminente Engenheiro do Ano em reconhecimento aos profissionais que se destacaram em seu meio e/ou que tenham uma carreira marcada por contínuas contribuições para a elevação e para o aprimoramento da Engenharia.

Neste ano, o reconhecimento é para o Vice-Almirante Ney Zanella dos Santos que, em 48 anos dedicados à vida pública, foi o primeiro secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha e elaborou o Programa de Desenvolvimento de C&T. Foi responsável pela reorganização do Instituto de Pesquisa da Marinha, pelo Centro de Análises de Sistemas Navais e pelo Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira, na estrutura da Marinha.

Ainda como Vice-Almirante no Ministério da Defesa foi vice-chefe Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, época da ocupação no morro do Alemão (RJ) e do terremoto no Haiti.

Em 2013, criou a empresa pública Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A. – AMAZUL –, hoje com 1.800 talentos que atuam em três macroprogramas estratégicos brasileiros – o Programa Nuclear Brasileiro, o Nuclear da Marinha e o de Desenvolvimento do Submarino de Propulsão Nuclear.  Atualmente, é assessor Especial para Gestão Estratégica no Ministério das Minas e Energia.

Graduado em Engenharia Mecânica e bacharelato em Ciências Navais, pela Escola Naval, é mestre e doutor (Escola de Guerra Naval e Escola Superior de Guerra).

A cerimônia de entrega do título será em 16 de outubro, na ocasião da comemoração dos 103 anos do Instituto de Engenharia.

O evento será fechado para convidados e associados ao Instituto de Engenharia, mas você poderá acompanhar a cerimônia ao vivo pelo site e redes sociais do IE.