7 dicas para ser um(a) engenheiro(a) de sucesso

Se você faz Engenharia (e sofre horrores nas matérias) – ou mesmo se já formou –  é bem provável que sonhe com um final feliz que envolve você sendo um(a) engenheiro(a) de sucesso.

1. Defina metas

Não dá para chegar em algum lugar se você não sabe para onde ir. Então, se você está perdido, é hora de começar a definir algumas metas e traçar o caminho até elas, definindo o que pretende fazer a médio e longo prazo. É óbvio que, como não dá para prever o futuro, o caminho deve mudar algumas vezes.

2. Trabalhe para ser um(a) engenheiro(a) de sucesso

O sucesso não vai cair na sua cabeça enquanto você está confortavelmente fazendo apenas o necessário. Para obtê-lo é preciso trabalhar duro, oferecer as soluções que o mercado procura com excelência e dar o seu melhor.

Imagem: goalcast.com

3. Pense fora da caixa

A dica é velha, mas nunca está fora de moda. Para ser um(a) engenheiro(a) de sucesso, é bem provável que você precise buscar problemas significativos para resolver e os resolva da forma mais eficiente possível. Normalmente, é preciso fugir um pouco dos padrões para obter um bom resultado. Então, não tenha medo de pensar fora da caixa.

4. Nunca pare de aprender

Com a tecnologia bombando, você não pode mesmo parar de aprender. Quando puder, faça cursos de aprimoramento, aprenda novos softwares e seja até mesmo autodidata. Não adianta querer ficar preso a uma versão anterior de um software ou a uma tecnologia ultrapassada quando o mercado está borbulhando de gente qualificada. Alcançar o sucesso não quer dizer que você pode parar de se esforçar, mas sim que você precisa se esforçar ainda mais para não perdê-lo.

Imagem: emedemujer.com

5. Trabalhe em equipe e seja um bom líder 

Quase ninguém atinge o sucesso sozinho. Normalmente, é preciso trabalhar em equipe e saber liderar a sua equipe de modo que todos estejam engajados em busca do sucesso. Lembre-se de não deixar o ego subir a cabeça: se você alcançou o almejado sucesso que queria, ele é de toda a sua equipe e não só seu.

6. Seja realista 

Apesar de precisar de um pouco de otimismo, é preciso ser realista e saber quando as coisas não vão bem, quando é hora de mudar de estratégia e, principalmente, saber admitir que errou.

Imagem: entrepreneur.com

7. Não é tudo sobre dinheiro e status 

Sucesso é diferente de dinheiro e de status. Você pode ganhar muito bem, ter fama no mercado e poder comprar tudo que desejar. Porém, isso não é sucesso se você não está feliz com o que faz, se você não levanta da cama todas as manhãs ansioso pelo dia que terá pela frente e se não gosta do seu trabalho. Ganhar o suficiente e ser feliz pode ser muito mais parecido com o sucesso do que você pensa.

Fonte: Engenharia 360

COMPARTILHAR