Discurso de posse administrativa do presidente do Instituto de Engenharia, Camil Eid, para o biênio 2013-2014

Caro presidente do Instituto de Engenharia, Aluizio de Barros Fagundes, e componentes da sua Diretoria Executiva. 

Senhores conselheiros, membros dos conselhos Deliberativo, Consultivo e Fiscal aqui presentes.
Prezados companheiros desta próxima gestão, associados e demais amigos e colegas da árdua e longa caminhada na carreira e na profissão de fé na engenharia. 

É com muita emoção e sentimento de responsabilidade que recebo a honra de presidir o Instituto de Engenharia. É a emoção de sentir o coroamento de uma trajetória ininterrupta de mais de meio século caminhando nesta profissão, que é, em essência, aquela que constrói o progresso e a grandeza de uma nação. 

Das areias quentes dos desertos no oriente às grandes obras de infraestrutura, dos bancos da escola de engenharia às lutas para a realização de empreendimentos complexos, aprendi o valor da perseverança e da dedicação continuada ao trabalho e a importância da boa convivência e harmonia. 

É essa a experiência que trago a essa honrosa indicação.
Nós, que vivemos e trabalhamos no Instituto de Engenharia, conhecemos de sobra as dificuldades e virtudes presentes e passadas desta Casa. Não vamos falar delas e, sim do futuro, do que poderemos e devemos fazer: 

Nós vamos superar os obstáculos.
Queremos não só dar continuidade aos esforços sérios responsáveis dos que me antecederam, mas, principalmente, dar início efetivo ao processo de mudança e consolidação do futuro de nossa entidade.
Tudo isso, os senhores sabem, começa com a construção da nova sede e a reorganização dos ativos e das receitas. Mais ênfase terá de ser dada às atividades fins e estatutárias do Instituto para que possamos, em última análise, cumprir a sua Missão e seus objetivos. 

Porém, somente trabalhando em união e concórdia, poderemos alcançar nossas metas, somando esforços e valorizando o prestígio e a confiança que esta entidade desfruta na sociedade.
Quero agradecer a confiança em mim depositada e, principalmente, no compartilhamento desses sonhos de crescimento do Instituto de Engenharia, cumprimentando os meus antecessores, membros das diretorias executivas, conselhos e os demais associados que sempre lutaram em prol do Instituto, cumprindo com honra e seriedade este século de existência. 

Quero cumprimentar meus companheiros de diretoria e conselhos e convocá-los para juntos realizarmos uma gestão competente, eficaz e de muitos resultados.
Quero ainda contar com o esforço e dedicação desta equipe de colaboradores que compõe a infraestrutura viva do Instituto de Engenharia. Tenho plena confiança em seu trabalho e conhecimento. 

Finalmente, quero cumprimentar meu caro amigo e antecessor Aluizio de Barros Fagundes pelo enorme esforço realizado em suas duas gestões, que mesmo nos momentos de mais dificuldade soube conduzir o Instituto de Engenharia com segurança, ousadia e sabedoria. 

A todos um grande abraço e meu muito obrigado.

Autor: Camil Eid