A maior usina solar do mundo fica no deserto da Califórnia e é capaz de gerar energia suficiente para 140 mil casas

o meio do deserto da Califórnia, nos EUA, 300 mil espelhos trabalham sincronizados a um software especial para produzir energia. Trata-se do Ivanpah Solar Electric Generating System, a maior usina termo-solar do mundo, capaz de gerar energia suficiente para alimentar 140 mil casas.

Assim como qualquer usina de energia, a Ivanpah produz energia elétrica ao criar um vapor de alta temperatura e girar uma turbina. A diferença é que, em vez de usar energia fóssil ou nuclear para isso, é utilizado o calor do sol, que, direcionado às torres por meio dos sistema inteligente de espelhos, aquece a água, criando o vapor.

Ao todo são três unidades de geração de energia, que ocupam uma área equivalente a 14,2 quilômetros quadrados. A Ivanpah é gerenciada pela BrightSource Limitless e pela gigante Google, que tem investido pesado em projetos sustentáveis.

Contudo, a Ivanpah não é incrível apenas pelo seu resultado e tecnologia. Os 300 mil espelhos localizados no deserto são também um prato cheio ao olhar, conforme revelam as imagens abaixo.

Como funciona a usina:

Autor: Hypeness