Nova comissão de estudos da ABNT vai criar norma para projeto de pontes em aço e estruturas mistas

Foi realizada no dia 8 de maio, no auditório do Sindicato da Indústria da Construção do Estado de São Paulo (SindusCon-SP), a reunião para instalação da Comissão de Estudo de Projeto de Pontes de Aço e Mistas (CE-02:125.05) do Comitê Brasileiro de Construção Civil da ABNT (CB-02), solicitada pelo Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA). 

A comissão inédita tem como escopo a normalização na área de pontes e obras de aço e mistas, no que diz respeito a projetos, requisitos e terminologia. A futura norma, com base no método dos estados limites, estabelecerá os requisitos que devem ser obedecidos no projeto de pontes em estruturas de aço e mistas para uso rodoviário. 

De acordo com o CBCA, as pontes em concreto armado e protendido têm norma brasileira específica para o seu projeto (ABNT NBR 7187), enquanto as pontes em aço e mistas são projetadas utilizando-se normas estrangeiras e, em alguns casos, misturando-se modelos de segurança não compatíveis com o uso de ações definidas nas normas da ABNT. 

Durante a reunião, foi aprovada a indicação do engenheiro Fernando Pinho para ser coordenador da comissão e do professor Zacarias Chamberlain para ser secretário. O próximo encontro acontecerá no dia 5 de junho, às 9h00, no SindusCon-SP, quando será discutido o texto-base proposto. O encontro é aberto ao público, sendo necessário confirmar presença pelo telefone (11) 3334-5620.

Autor: PineWeb