Maior gerador eólico do mundo começa a gerar energia

Só a hélice da nova superturbina, onde fica instalado o gerador, tem 8 metros de largura x 20 metros de comprimento, uma área equivalente a dois apartamentos de três quartos – sem contar os 8 metros de altura.[Imagem: Vestas]

A empresa dinamarquesa Vestas acaba de anunciar a colocação no mercado daquela que será a maior turbina eólica do mundo.

Com um nome bem descritivo, a V164-8 tem um diâmetro total de 164 metros, para gerar 8 megawatts de eletricidade – ela captura o vento de uma área de 21.124 m2.

O protótipo, instalado no Centro de Testes de Grandes Turbinas, em Oesterild, na Dinamarca, já está gerando energia.

A detentora anterior do título de maior turbina eólica do mundo tem 154 metros de diâmetro.

Só a nacele da nova superturbina, o corpo principal onde fica instalado o gerador, tem 8 metros de altura x 8 metros de largura x 20 metros de comprimento, e pesa 390 toneladas.

As lâminas da V164-8 têm 80 metros de comprimento, cada uma pesando 35 toneladas – o encaixe central do rotor, onde são presas as lâminas, responde pelos quatro metros adicionais, chegando aos 164 metros de diâmetro.

As turbinas eólicas vêm crescendo dramaticamente ao longo das últimas décadas – há 30 anos, uma turbina eólica típica tinha um rotor de 10 metros (cada pá media 5 metros de comprimento) e eram capazes de gerar 30 kW.

O grande apelo do tamanho é a redução dos custos de instalação e a possibilidade de melhores contratos para o fornecimento de uma quantidade maior de energia – 8 MW é suficiente para abastecer quase 10.000 residências.

Autor: Inovação Tecnológica