Aeromóvel de Porto Alegre entra em operação

Inaugurado em ritmo de operação assistida no sábado (10) o aeromóvel que fará a ligação entre a Estação Aeroporto do Metrô e o Terminal 1 do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O trecho de 1 km de extensão será percorrido em até dois minutos, atingindo velocidade de máxima de 65 km/h.

O aeromóvel é um veículo leve sobre trilhos, suspenso de 4,5 m a 9 m de altura, movimentado pelo ar gerado por ventiladores industriais, que controlam, além da pressão, direção e velocidade ao ar. A Trensurb, em 2010, adquiriu o pacote tecnológico do aeromóvel e lançou projeto de implementação do primeiro sistema no País. As empresas responsáveis pela construção são: Aeromóvel Brasil S.A. (pacote tecnológico), Premold S.A. (via elevada), T''''Trans (veículos) e Rumo Engenharia Ltda. (estações).

O sistema de propulsão do aeromóvel (que também pode ser acionado com gás natural) apresenta consumo de energia elétrica de 32 Wh/passageiro-quilômetro ou aproximadamente 80 kWh/hora de operação/veículo, considerado baixo pelos engenheiros. Além da energia elétrica, o ruído gerado pelo aeromóvel está abaixo dos níveis estabelecidos para sistemas de transporte urbano em países desenvolvidos. O modal também garante impacto sonoro reduzido, já que dispensa motor de propulsão embarcado.

A estrutura que sustenta o aeromóvel possui pilares pré-moldados de aproximadamente 12 t, com 65 cm x 85 cm de seção e alturas que variam de 5 m a 7 m. Ao todo, foram montados 47 pilares em espaçamentos que variam de 15 m a 25 m. Para compor a estrutura das vias, a opção foi pelo uso de vigas caixão de concreto protendidas e pré-moldadas com seção vazada, fabricadas especialmente para a obra. Pequenas aberturas executadas nas lajes superiores das vigas permitirão que o mastro da placa de propulsão deslize pela via e impulsione o veículo. Cada uma das 50 vigas de 25 m de comprimento e 2,5 m de largura pesa aproximadamente 80 t.

Já a fundação do empreendimento foi feita com estacas do tipo hélice contínua de 50 cm de diâmetro, com armaduras especiais de 18 m.

Com capacidade para atender 7,7 mil usuários, a Estação Aeromóvel Trensurb possui área aproximada de 170 m² de plataforma, mais 126 m² de área de apoio à estação e ao sistema no térreo. Já a Estação Aeromóvel Salgado Filho – com aproximadamente 430 m² de plataforma e mais 82 m² de área de apoio à estação e ao sistema – foi concebida próxima ao acesso à área de embarque do Aeroporto Salgado Filho.

Durante o período de operação assistida, a linha funcionará em horário reduzido, das 10h às 16h, de segunda a sexta-feira, sem cobrança de passagem. Quando a operação plena tiver início, no início de novembro, os usuários vão pagar R$ 1,70 pela viagem que dará direito ao transporte na linha do metrô sem cobrança adicional. Da mesma forma, quem desembarcar na Estação Aeroporto do metrô não pagará mais nada para utilizar o Aeromóvel.

Autor: PiniWeb