Projeto mostra rios que correm debaixo da cidade de São Paulo

São Paulo anda sobre as águas. Há uma malha hidrográfica sob o asfalto da cidade, e é por isso que “basta uma chuva forte para que centenas de córregos e riachos voltem à superfície em forma de enxurrada”, afirma o geógrafo paulista Luiz de Campos Jr.

Há dois anos, ele e dois parceiros, o arquiteto José Bueno e a designer especializada em sustentabilidade Juliana Gatti, criaram o Rios e Ruas, projeto que organiza passeios a pé e de bicicleta pelas ruas da cidade para mostrar que rios, ribeirões, riachos e córregos ainda correm vivos debaixo do chão (acompanhe a programação em: facebook.com/rioseruas). “Não se anda 500 metros sem passar por uma nascente ou um afluente.”

Nos passeios, que levam em média 3 horas, os participantes descobrem que as enchentes na Praça da Bandeira, no centro, são na verdade o transbordamento da confluência do Itororó (atual av. 23 de Maio) com o Bixiga (que corre sob as ruas do bairro de mesmo nome) e o Saracura (av. 9 de Julho). Apenas 3 dos 300 cursos d’água soterrados em São Paulo. Juntos, eles somariam 4 mil quilômetros de extensão.

A cidade começou a esconder seus rios nos anos 30, com o plano de avenidas criado por Prestes Maia. Na época, o consenso era de que as águas eram prejudiciais à saúde, por causar mau cheiro, doenças e inundações. “Nossos rios já foram fontes importantes de renda, transporte e recreação”, lembra Campos Jr. Os emblemáticos rios Pinheiros e Tietê eram meios importantes de navegação e lazer, antes de serem poluídos e encerrados entre vias expressas.
É esse tempo que o projeto pretende lembrar, e, quem sabe, retomar. Afinal, essas águas continuam correndo por aí, sob nossos pés, à espera de serem descobertas.

Que rua é que rio
O endereço de alguns cursos d’água em SP:

* Av. 9 de Julho: rios Saracura e Iguatemi
* Av. Sumaré: rio Sumaré
* Av. Pacaembu: rio Pacaembu
* Av. Juscelino Kubitschek: córrego Sapateiro
* Av. Bandeirantes: córrego da Traição
* Av. Hélio Pellegrino: córrego Uberaba

Autor: Galileu