UEA vai oferecer curso de Engenharia Naval em 2013

Com a demanda crescente do Polo Naval da região e a oferta escassa de profissionais da área, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), com vestibular agendado para os dias 10 e 11 de novembro, passa a ofertar, a partir desta edição, o curso de Engenharia Naval. Com 42 vagas e integrando uma lista de oito novos cursos de graduação, o curso será o único oferecido em caráter regular.

De acordo com o reitor da UEA, professor José Ademir de Oliveira, já se observava no Amazonas, desde2011, ademanda por profissionais da área. “Com o mercado altamente aquecido, os engenheiros navais que atuam no Amazonas acabam vindo de diferentes locais do Brasil. No ano passado avaliamos a possibilidade de oferta, mas não havia as condições necessárias”, disse.

Atualmente, segundo o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Naval de Manaus (Sindinaval), Matheus Araújo, apenas oito ou dez profissionais da área atuam no Amazonas. Atendendo na maioria das vezes vários clientes ao mesmo tempo, os salários podem chegar a até R$ 60 mil por mês, na capital.

“O Pará, por exemplo, tem um Polo Naval muito inferior ao nosso e já forma profissionais da área”, frisou.

Autor: D24AM