Esta máquina CNC gigante é maior que um campo de futebol

Os dias das linhas de produção como as que Henry Ford vislumbrou estão contados na medida em que o trabalho manual é substituído pelo mecânico. Na realidade, o chão de fábrica de amanhã poderá ser ocupado por máquinas CNC de 5 eixos como esta aqui.

Construída pela EEW Maschinenbau na Alemanha, a HSM-Modal, como é chamada, é um centro de processamento de alta velocidade com 5 eixos. À primeira vista, ela trabalha como qualquer outra plataforma CNC (mesmo os modelos de mesa): é basicamente um braço mecânico se movimentando no espaço em três dimensões sob os comandos de um programa CAD. Seu tamanho funcional, porém, coloca a HSM-Modal em outro nível.

A Modal opera em uma área gigantesca, funcionando em até 150 metros no eixo X, 9 metros ao longo do seu eixo Y e mais de 4 metros verticalmente, pelo eixo Z. Ela pode rotacionar 270º e girar sua ponta 190º (um feito impressionante considerando até onde as pontas giratórias vão). Além disso, sua construção em fibra de carbono e alumínio fazem a Modal ser extremamente leve, o que significa que a máquina, apesar do seu tamanho, consuma entre 5 e 7 kW por hora.

A HSM-Modal é bem versátil também, dependendo de qual ferramenta estiver usando. Ela é capaz de moer, serrar, polir e outras peripécias, além de realizar cortes com jatos de água, plasma, laser e ultrassônico — tudo com precisão submilimétrica.

A impressionante lista de habilidades permite que a HSM-Modal realizar a fundição de areia para o molde de peças, um processo ainda hoje feito quase sempre manualmente. Ela faz fundições em um quarto do tempo que um humano leva em média. Ela também consegue esculpir cascos de barcos a partir de uma peça única através de extrusão e moagem do caso no formato desejado. Até mesmo a indústria automobilística encontrou uso para a máquina, fazendo mock-ups de modelos em escala. 

Autor: GizModo